São João Baptista, em Botafogo, teve missa já às 8h.
No local, eram entregues balões infláveis para homenagem.
Movimentação no Cemitério do Caju, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, nesta segunda-feira (Foto: José Lucena/ Estadão Conteúdo)
Mesmo com o tempo chuvoso, cemitérios do Rio tinham grande movimentação
na manhã desta segunda feira (2), Dia de Finados. O São João Baptista,
em Botafogo, na Zona Sul, tinha missas desde as 8h, onde eram entregues
balões de hélio. Neles, familiares escreviam o nome dos parentes antes
de soltá-lo aos céus em forma de homenagem."Venho sempre no Dia de Finados e duas vezes por mês, além do aniversário da minha mãe. Hoje é um dia que lembro muito dela, é um dia que pede uma homenagem", disse.
A gerente Myrtes Ferreira também costuma homenagear os parentes, mas estende o tributo a desconhecidos. "Rezo muito pelo meu pai, mas peço pela paz de todos. As pessoas muitas vezes não se preparam para morrer e não rezam a tempo, então rezo pelo caminho delas", afirma.
Refugiados pedem paz
Uma cerimônia no Jardim da Saudade em Paciência, na Zona Oeste do Rio, contou com refugiados da Síria e do Congo pedindo paz. Aos visitantes, eles relatavam suas histórias de vida em meio às guerras, como mostrou a Globonews.
Manhã chuvosa
O dia amanheceu nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a segunda-feira deve permanecer assim. A máxima não deve ultrapassar 27º, enquanto a mínima pode chegar a 21º.
Cemitérios recebem visitas pelo Dia de Finados no Rio (Foto: Gabriel Barreira / G1)
Veja horários dos cemitériosSão João Batista
O Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, abre para visitas das 7h às 18h. Haverá missa a cada hora na capela.
Jardim da Saudade
O Jardim da Saudade de Sulacap, na Zona Oeste, vai funcionar das 7h às 18h. As missas acontecem às 10h, 15h e 17h.
A unidade de Paciência, também na Zona Oeste, funciona das 8h às 18h. Haverá missa às 11h e às 16h. O cemitério recebe os visitantes com um tributo à paz mundial. O objetivo é convidar a uma reflexão sobre a crise humanitária e o maior conflito migratório desde a Segunda Guerra Mundial. Participarão do tributo convidados especiais, refugiados da Síria, Republica República Democrática do Congo entre outros.
São Francisco Xavier - Caju
O Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Norte, abre às 6h e recebe visitantes até 18h. A partir das 8h, haverá missas de hora em hora até 17h. A primeira delas será rezada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
Campo Grande
Já o Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste, ficará aberto das 7h às 18h, com missas a cada hora nesse período.
Guaratiba
Em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, o cemitério ficará aberto das 6h até o último visitante deixar o local. Haverá missa às 8h, 10h e 16h.
Ilha do Governador
O cemitério da Ilha do Governador recebe visitantes de 8h às 18h. Haverá seis missas ao longo do dia na capela do local: às 8h, 9h, 10h, 11h, 14h e 17h.
Irajá
O Cemitério de Irajá, no subúrbio do Rio, ficará aberto de 6h até o último visitante deixar o local. As missas acontecem a cada hora de 7h até 17h.
Jacarepaguá
Em Jacarepaguá, na Zona Oeste, o cemitério fica aberto das 8h às 17h. As missas acontecem de hora em hora a partir de 8h.
Paquetá
O cemitério de Paquetá fica aberto de 8h até 17h, e tem missa às 10h.
Inhaúma
O Cemitério de Inhaúma, no subúrbio, recebe visitas das 6h até o último visitante sair do local. As missas acontecem de hora em hora de 8h às 17h.
Santa Cruz
O Cemitério de Santa Cruz, na Zona Oeste, vai funcionar das 7h às 18h na sexta-feira (2). Missas serão celebradas às 9h, 11h, 15h, 16h.
Ricardo de Albuquerque
O Cemitério de Ricardo de Albuquerque, no subúrbio, ficará aberto das 6h às 19h. As missas acontecem a cada hora das 8h às 15h.
o Jardim da Saudade Paciência recebeu visitantes com um tributo a paz mundial (Foto: Fabio Rossi/ Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário