MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cemitério comunitário tem 400 corpos enterrados em bairro de Rio Branco


Primeiro corpo foi enterrado em 1962, diz responsável pelo local.
Rio Branco possui mais de 15 cemitérios comunitários. segundo a Semsur.

Iryá Rodrigues Do G1 AC
Primeiro morador da região enterrado no cemitério comunitário foi em 1962 (Foto: Iryá Rodrigues/G1)Primeiro morador da região enterrado no cemitério comunitário foi em 1962 (Foto: Iryá Rodrigues/G1)
O cemitério comunitário do Belo Jardim II, que fica na BR-364, em Rio Branco, tem ao menos 400 corpos enterrados. A informação é do responsável pelo local, o servidor público Nataliano Moura de Lima, de 47 anos, mais conhecido como "Pelé".
Ele conta que o avô dele foi o primeiro morador daquela região a ser enterrado no cemitério, em 1962. Desde então, familiares, vizinhos e amigos são sepultados no local. O servidor público diz que o cemitério é da família dele e a administração do local foi passando de geração em geração. Atualmente, ele é quem toma de conta do espaço.
"Nesse cemitério são enterradas pessoas da comunidade e nossos amigos. Hoje em dia quando a pessoa pede para sepultar um parente lá, já está tudo legalizado, nós só informamos para a funerária que faz todos os trâmites de registro no cartório", conta.
Ao menos 20 pessoas, entre tios, pais, irmãos e primos da família de Lima estão enterradas no local. A região, segundo Pelé, era um seringal, na época do avô, e com o tempo foi sendo povoado e se transformou em um bairro.
"Eu mesmo cuido do cemitério. Temos uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco que ajuda também na limpeza. Nessa época de Dia dos Finados eu mando pintar as calçadas, limpar e até reformar algumas coisas", diz.
O assessor parlamentar Davi Moura, de 36 anos, é morador do bairro Belo Jardim e conta que resolveu reformar o túmulo dos familiares que estão enterrados no cemitério comunitário.
"Sei que só podem ser enterradas aqui as pessoas mais veteranas. Aqui estão enterrados meu pai e dois irmãos. Meu pai era um morador antigo dessa região. Há pelo menos 60 anos que nossa família vive aqui", conta Moura.
  •  
Familiares fazem reforma em túmulos do cemitério Bela Vista II (Foto: Iryá Rodrigues/G1)Familiares fazem reforma em túmulos do Cemitério Bela Vista II (Foto: Iryá Rodrigues/G1)
Cemitérios comunitários em Rio Branco
Rio Branco possui mais de 15 cemitérios comunitários, segundo o secretário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Kellyton Carvalho. Ele explica que esses cemitérios estão localizados principalmente na zona rural da capital.
Carvalho cita que entre os mais de 15 cemitérios comunitários da capital estão os cemitérios Souza Araújo, na BR-364, o Custódio Freire, o Irineu Serra e o Belo Jardim.
"Pequenas comunidades rurais se organizavam da forma como podiam para sepultar seus parentes, porque não tinham outra opção. A partir do momento que o município começou a organizar isso e ter um cemitério próprio, que no caso o primeiro foi o São João Batista, começou a regular essa questão de sepultamentos e passou a proibir que qualquer sepultamento fosse feito fora dos cemitérios municipais", conta Carvalho.
Segundo o secretário, os cemitérios comunitários não têm autorização direta para fazer sepultamentos, somente em alguns casos. "Precisam comunicar ao município, caso seja um morador daquela localidade e queira ser enterrado ao lado de parentes, eles fazem um apelo, e o município autoriza ou não o sepultamento", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário