Mais de 20 marcas brasileiras de chocolate e 15 produtores de cacau da
Bahia e Pará, além de representantes de cooperativas e associações
expõem seus produtos no estande Cacau do Brasil durante o Salon du
Chocolat de Paris, que segue até domingo (1º) na capital francesa. O
Salon du Chocolat é o maior evento mundial dedicado ao chocolate e seu
principal objetivo é estabelecer a ligação entre as diferentes partes
que compõem a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, reunindo os
principais países produtores de cacau, fabricantes de chocolates e
consumidores de todo o mundo. De acordo com o coordenador do estande,
Marco Lessa, aspectos como a diversidade de marcas, a beleza da
estrutura e a oferta de cacau da Amazônia têm atraído a atenção dos
europeus. Com 80 metros quadrados e uma arquitetura moderna, o estande
representa o projeto Cacau do Brasil, desenvolvido para promover a
qualidade do cacau e chocolate brasileiros no exterior, com referência
de origem e aspectos relacionados à preservação ambiental. A expectativa
é que 150 mil pessoas circulem pelo local do evento, o que deve gerar
muitos negócios para os produtores do Brasil, sobretudo na exportação de
produto e matéria-prima. “A aceitação do chocolate brasileiro tem sido
muito boa na Europa, principalmente pela qualidade do nosso cacau e seu
alto teor no chocolate. Temos de conquistar o mercado no nosso próprio
país, mas a exportação deste chocolate é algo que está na pauta dos
produtores”, afirma Lessa, que coordena a exposição desde 2009 e é
proprietário da marca ChOr - Chocolate de Origem.
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