A embarcação 'Estrela do Oriente' foi atingida por tempestade, diz capitão.
Maioria dos passageiros tem entre 50 e 80 anos.
A Xinhua informou que até agora 12 pessoas foram resgatadas com vida, incluindo o capitão e o engenheiro da embarcação. Eles disseram que o barco naufragou rapidamente após ser atingido por uma tempestade. A Efe fala em 13 sobreviventes por enquanto, entre eles uma idosa de 85 anos. A Reuters estima o número de resgatados com vida em 17.
Não há ainda informações oficiais sobre mortos. A "BBC" afirma que uma morte foi confirmada, mas a Reuters diz que cinco corpos foram resgatados da água.
Navio de cruzeiro está de cabeça para baixo (Foto: AP Photo)
A embarcação “Dongfangzhixing (“Estrela do Oriente)” levava 406
passageiros chineses, cinco funcionários de uma agência de viagens e 47
integrantes da tripulação, segundo o órgão de administração de
navegação.A maioria dos passageiros é composta por turistas com idades entre 50 e 80 anos. De acordo com uma lista um passageiro teria 3 anos. Não haveria estrangeiros no barco.
O navio partiu de Nanjing, capital da província de Jiangsu, no leste do país, e seguia para a cidade de Chongqing, no sudoeste.
O naufrágio ocorreu por volta de 21h28 (horário local).
Equipes carregam um barco para resgate (Foto: Chen Zhuo / Reuters)
A BBC informou que o barco não teria enviado sinal de socorro antes de emborcar.A TV estatal chinesa, a “CCTV”, disse que um navio de resgate e equipamento para desvirar a embarcação foram enviados ao local do naufrágio. Imagens da TV mostraram o navio de cabeça para baixo no rio. A região do naufrágio tem cerca de 50 pés (15 metros) de profundidade.
Soldados, policiais, paramilitares, mergulhadores e centenas de barcos estão no local para ajudar na busca por sobreviventes. Mas chove e venta muito na região, o que dificulta o trabalho de resgate.
De acordo com o jornal “The New York Times (NYT)”, equipes de resgate ouviram sons de batidas no casco, vindas do interior do navio, o que indica que há pessoas vivas no interior da embarcação virada.
O premiê chinês, Li Keqiang, viajou para o local do naufrágio.
Premiê chinês, Li Keqiang, discute plano de resgate com um mapa nas mãos (Foto: Reuters)
Segundo o NYT, o navio foi construído em fevereiro de 1994 e é capaz de
transportar 534 pessoas. A embarcação é propriedade da Chongqing
Oriental Ferry Company.O Yangtze é o terceiro rio mais longo do mundo e o mais importante navegável da China, muito usado pelos navios de cruzeiros.
Em janeiro, um rebocador afundou durante uma viagem de teste na parte leste do Yangtze, deixando 22 mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário