A tecnologia e as formas tradicionais tomam conta dos negócios da
pecuária. Elas andam lado a lado à procura da melhor e mais eficiente
forma de comercializar com segurança e com a liquidez que o mercado
exige.
Na equinocultura, essas ferramentas estão cada dia mais desenvolvidas,
principalmente pela grande quantidade de oferta e pela segmentação do
mercado, que busca sempre novas fatias para atingir os objetivos do
setor.
Leilões virtuais em TV fechada, leilões de internet, leilões virtuais
de transmissão pela internet, venda direta pela internet, shopping (nome
sofisticado para feira) e os leilões presenciais são as marcas dessa
gama de formatos para vender. Todos têm suas vantagens e desvantagens,
mas com seus argumentos positivos.
No fim dos anos 70 e início dos anos 80, só era possível a venda
direta, na fazenda ou em exposições. Os leilões eram raros. Na medida em
que se estruturaram, tornaram-se a grande explosão do mercado.
Vislumbramos sempre que o mix de ações de marketing, aliado a essas
ferramentas, torna-se ativo e eficiente, por exemplo: se um determinado
exemplar está num leilão pela internet ou TV, o criador devidamente
cadastrado pode adquiri-lo e, num prazo entre 20 e 40 dias, o animal
estará em sua fazenda, sítio ou hípica, com um frete mais barato, porque
é um frete compartilhado ou solidário, certamente facilitando as
transações e o aumento na cadeia do negócio. A forma de pagamento com
prazos elásticos também é mais um plus. Há leilões em até 60 parcelas, o
que deixa o comprador com a vantagem de programar o pagamento conforme
sua renda.
Outra forma usual é o shopping, onde o vendedor fixa um determinado
valor no lote com prazos e condições pré-definidas, mas torna livre a
negociação. Essa modalidade tem surtido efeitos extraordinários, porque o
volume de venda geralmente é grande ou satisfatório.
As raças mineiras mangalarga marchador, campolina, pampa, pônei,
jumentos pega e muares, além de outras, já estão engajadas nas formas
gerais de negociação. Não existe formato ideal. O que há é uma avaliação
correta de qual forma é a mais adequada para comercializar o produto A
ou B e em qual segmento ele será mais aceito, já que há uma variação
considerável dos valores de investimento para a venda.
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