Naiane Aline
A TARDE"O mercado digital cresce em média 24% ao ano, mesmo nesse momento de crise", expõe Ítalo Guanais, coordenador de comércio e serviços do Sebrae-Bahia. A facilidade de manter um comércio sem aluguel de espaço leva muitos comerciantes a optarem por terem loja apenas no ambiente virtual, mas, de acordo com o especialista, manter o comércio nos dois espaços também é vantajoso.
"A loja em espaço virtual, com presença nas redes sociais, é uma forma de otimizar sua marca", explica Guanais. Essa é uma forma de alimentar a confiabilidade da marca, ponto mais importante para se manter no mercado digital.
A todo vapor
Porém a ferramenta que veio para ajudar também pode se transformar em inimiga. "Para atuar, o empreendedor deve entender o mercado online e se adaptar à velocidade das transações", afirma Thiago Sarraf, especialista em e-commerce e criador da Consultoria Doutor e-commerce.
De acordo com a empreendedora Gabriela Morbeck, de 20 anos, as transportadoras, como os Correios, facilitam o processo para quem está empreendendo.
"Você pode fazer um cadastro e pagar um valor fixo pelo envio da encomenda", conta a estudante de engenharia ambiental que mantém duas lojas em ambiente virtual há mais de um ano, uma delas de artesanato, a Mar Aberto, e outra de moda, a Tulive. Gabriela conta que pretende crescer o comércio em espaço virtual mesmo e se formalizar como microempreendedora individual no futuro.
A facilidade no envio dos produtos é o que faz com que os pequenas lojas se destaquem no meio digital. "A velocidade de atendimento é importante", explica Sarraf. As grandes empresas, de acordo com o especialista, também podem conseguir isso, porém, por ter demanda de envio menor, as microempresas conseguem esse bom atendimento ao cliente mais facilmente.
"O importante é que você planeje ao colocar a sua loja no mercado digital", conta Guanais. De acordo com o especialista, a pessoa deve ter em mente o tipo de público e que plataforma a loja usará.
"Uma loja virtual pode atingir mais consumidores do que uma loja física", afirma Sarraf. Mas pensar em que nicho de mercado você vai entrar é importante para saber o potencial do seu público consumidor, explica Guanais. "Antecipe os possíveis problemas, e conseguirá se sair bem", completa.
Navegue na onda do comércio digital
Redes sociais - As redes sociais são o principal canal de comunicação entre empresa e consumidor. Investir nelas é o ideal para o sucessoConfiabilidade - Divulgar todas as informações do produto corretamente contribui para criar um vínculo de confiança com o cliente
Prazo de entrega - O ideal é que você divulgue em seu site o prazo médio de entrega do produto. Cumpri-lo é essencial para manter uma boa imagem no mercado digital
Planeje - Antecipe possíveis problemas quanto a avaria do produto na hora do transporte. O ideal é que, caso isso aconteça, você dê um produto novo ao cliente
Vitrine - Procure a vitrine para seu produto, chamado MercadoPlace, como o MercadoLivre e outros sites de comércio, ideal para você. É essencial procurar também com antecedência que tipo de transportadora usará
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