MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de maio de 2015

'Lagoa Azul' se forma após escavação e faz sucesso no sertão do Piauí


Cratera aberta para extração de pedra brita acumulou água com as chuvas.
Coloração azul da água provocou intensa visitação de moradores ao local.

Do G1 PI
A cidade de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, é conhecida por atrair visitantes que se deslumbram com as belas paisagens do Parque Nacional da Serra da Capivara, mas nos últimos dias, a campeã de selfies e postagens nas redes sociais na cidade tem sido a "Lagoa Azul". Uma paisagem exuberante provocada por escavações para extração de brita no local.
Água da chuva se acumulou na cratera e ficou com a coloração azul (Foto: Narcizo Veras/Arquivo Pessoal)Água da chuva se acumulou na cratera e ficou com a coloração azul (Foto: Narcizo Veras/Arquivo Pessoal)
A coloração azulada da água e a bela paisagem chamam atenção dos moradores. A cratera aberta a 6 km da zona urbana acumulou bastante água durante o período chuvoso, e logo o líquido ganhou tom azul. Encantados com a beleza da paisagem, os moradores passaram a chamar o local de "Lagoa Azul".
De acordo com a fotógrafa Kalyssa Macêdo, que possui um sítio próximo ao local, a empresa iniciou as escavações há alguns meses e quando começou a chover nos primeiros meses do ano o buraco encheu. Segundo ela, as visitas ao local tem sido constantes todos os dias da semana.
Diversas pessoas tem visitado o local para tirar fotos (Foto: Valéria Gomes/Arquivo Pessoal)Diversas pessoas tem visitado o local para tirar
fotos (Foto: Valéria Gomes/Arquivo Pessoal)
"O pessoal está indo lá direto e toda hora eu vejo foto na internet. Realmente ficou bonito e interessante, principalmente para tirar fotos", disse.
Mas o sucesso da paisagem bonita tem despertado a preocupação das autoridades de São Raimundo Nonato. É que além de tirar fotos no local, alguns visitantes têm tomado banho nas águas. A preocupação é que a coloração azul possa representar contaminação do local, provocada pela extração mineral.
Procurada pela reportagem do G1, a Secretaria de Saúde de São Raimundo Nonato disse que já está adotando medidas com relação à lagoa. O secretário Robson Aguiar Barreto informou que uma equipe da prefeitura visitou o local para coletar uma amostra da água para realização de exames.
"Enviamos uma equipe lá para coletar o material e mandar para o Laboratório Central do Piauí (Lacen) em Teresina. Vamos fazer o encaminhamento dessa amostra em caráter de urgência para ser analisada, pois provavelmente essa água seja contaminada", disse o secretário. Segundo ele, o resultado da análise deve sair até a próxima semana.
Beleza da paisagem tem atraído diversos visitantes (Foto: Narcizo Veras/Arquivo Pessoal)Beleza da paisagem tem atraído visitantes, mas preocupa autoridades (Foto: Narcizo Veras/Arquivo Pessoal)
Robson Barreto afirmou que enquanto o resultado não for divulgado, a prefeitura vai orientar a população a evitar entrar na lagoa. "Nós vamos fazer uma orientação na cidade para que as pessoas não utilizem a água até que se chegue a um resultado, pois não sabemos o que ela pode conter", concluiu.
O G1 procurou um especialista para comentar o assunto. Segundo o professor doutor do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edmilson Miranda, apenas com uma amostra é possível dar um parecer seguro sobre a água. No entanto, ele destaca que é arriscado ter contato com o líquido sem saber sua composição.
"Essa coloração pode ser decorrência de algum metal pesado. É uma água que está visivelmente alterada e ninguém sabe a composição química e biológica dela", falou.
A reportagem não conseguiu contato com a empresa responsável pelas escavações no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário