MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Direitos dos idosos são discutidos durante conferência, em Guajará, RO


Palestras e debates ocorreram sobre a participação de pessoas idosas.
Segundo Semas, há muitos casos de maus tratos no município.

Dayanne Saldanha Do G1 RO
Conferência ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores (Foto: Dayanne Saldanha/G1)Conferência ocorreu no plenário da Câmara de
Vereadores (Foto: Dayanne Saldanha/G1)
Os direitos dos idosos foram debatidos na 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na quarta-feira (27), no plenário da Câmara dos Vereadores de Guajará-Mirim, município a 330 quilômetros de Porto Velho. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes para debater o assunto. Segundo a Secretaria Municipal Assistência Social (Semas), vários casos de maus tratos são registrados na cidade.
Durante a manhã, várias palestras aconteceram e no período da tarde, a programação incluiu debates. Participaram do evento idosos e estudantes do curso de direito da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Dentre os temas, estão a gestão e financiamento de programas e projetos para idoso, com participações políticas de integração. De acordo com a organização, a ideia é fortalecer uma rede intersetorial de atenção e cuidados à pessoa idosa.
A secretária da Semas, Ester Lopes, estima que houve um aumento na violação de direitos dos idosos, a maioria, com casos de violência doméstica. O evento tem o objetivo de elaborar propostas. "Fazemos muita conscientização sobre a participação dos idosos nos grupos de convivência e tomando responsabilidade de sua vida, incluindo eles na sociedade, buscando para cada um a sua própria autonomia", afirma.
O presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Adalberto de Oliveira, diz que a reunião é benéfica e auxilia a participação do idoso no meio social. "O evento é importante para que todos tenham conhecimento, pois há muitos que não sabem de seus direitos. As famílias precisam trazer mais os idosos para sociedade", diz.
Existem cerca de 40 idosos registrados no Conselho da Pessoa Idosa e cerca de 30 inscritos na Assistência Social. Para se cadastrarem, basta encaminhar cópias dos documentos pessoais na sede da Associação dos Idosos, na Avenida Castelo Branco, bairro Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário