MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de março de 2015

Ação de inconstitucionalidade é ajuizada contra aumento do IPTU


Medida visa impugnar a lei complementar municipal.
MP pretende que poder judiciário se pronuncie inconstitucionalidade.

Do G1 SE
O Ministério Público de Sergipea ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido de medida cautelar, em face do município e de Câmara de Vereadores de Aracaju, visando impugnar a lei complementar municipal nº 145, de 12 de dezembro de 2014, que combate os reajustes aplicados à cobrança do IPTU 2015 e anos seguintes.
O MP pretende que o poder judiciário sergipano se pronuncie quanto à inconstitucionalidade da lei, pois a lei municipal, que estabelece os critérios para apuração do valor venal dos imóveis para efeito de base de cálculo do imposto, estaria afrontando preceitos e princípios constitucionais.
Entre os preceitos e princípios constitucionais, estão o princípio da capacidade contributiva, o direito fundamental à propriedade, a vedação ao confisco, bem como os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.
Entre os pressupostos jurídicos, que a medida cautelar se baseia, o transcurso do tempo até o julgamento final da ação, poderia prejudicar os contribuintes, uma vez que o imposto ainda se encontra em fase de cobrança, face o parcelamento permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário