MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Festival do Açaí terá 16ª edição em Inhangapi, no nordeste do Pará


Mais de 20 mil pessoas são aguardadas nos três dias de festival.
Inhangapi possui uma área de cultivo de açaí de 3 mil hectares.

Do G1 PA

Rio Inhangapi é atração no nordeste paraense. (Foto: Reprodução/TV Liberal)Município de Inhangapi recebe 16º Festival do Açaí
  (Foto: Reprodução/TV Liberal)
O 16º Festival do Açaí de Inhangapi, no nordeste do estado, começa na próxima sexta-feira (30). São aguardadas mais de 20 mil pessoas durante os três dias de festival, que segue até o dia 1º de setembro.
No município, o principal mote do sistema produtivo é o açaí, que tem uma área plantada de 3 mil hectares. Esse ano, a produção do fruto em Inhangapi deve ultrapassar as 100 mil toneladas, 10% acima do registrado em 2012.
Por cada hectare plantado, são colhidas 450 latas de açaí. A área de várzea produz 70% desse total, considerada produção orgânica, e os outros 30% da vem da terra firme.
“Trabalhamos orientando o manejo adequado de açaizais há 20 anos. Quando começamos, a produção era de 100 latas de açaí por hectare. Anualmente, nós também produzimos e doamos, com o apoio da secretaria de agricultura do município, 70 mil mudas de açaí”, disse o técnico Luiz Augusto da Silva Góes.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) atua em Inhangapi em 20 comunidades e atende, pelo menos, 700 famílias.  “Durante a festa, além do esclarecimento ao público sobre a cultura do açaí em Inhangapi, também estaremos orientando o agricultor  familiar sobre crédito rural e sobre o Cadastro Ambiental Rural”, explica o técnico.
O trabalho realizado pela empresa no município na orientação de manejo de açaizais será exposto em um estande durante o festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário