MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Empresa alemã compra café com selo de certificação de MG


Primeiras sacas foram vendidas por um preço melhor.
Valor representa um prêmio para quem produz bebida de qualidade.

Do Globo Rural

Gustavo Nehemy é produtor de café há 15 anos. Na fazenda em Guaranésia, sul de Minas Gerais, ele tem 25 hectares cultivados com arábica.
A lavoura tem o selo Certifica Minas Café, uma conquista que já trouxe benefícios. Gustavo vendeu 30% das 800 sacas que colheu por um preço superior ao de mercado.
O selo foi criado em 2006 pelo governo do estado com o objetivo de adequar as propriedades e lavouras de café de Minas Gerais com foco no pequeno e médio produtor.
Para receber a certificação é preciso atender a 95 ítens, entre eles, iniciativas de preservação ambiental, segurança no trabalho e controle da produção. As exigências somam valor ao café.
O café certificado começou a despertar interesse de outros países, que têm valorizado os grãos produzidos em lavouras sustentáveis. Uma empresa da Alemanha comprou 50 mil sacas de arábica. Esta foi a primeira vez que o café com este selo foi vendido para o exterior.
A negociação foi feita por uma exportadora de Guaxupé. Hoje, o agricultor recebe, por saca, cerca de R$ 280. Com a certificação, cada saca é vendida pela cotação do dia mais R$ 3 de bônus.
O próximo passo é aumentar o número de produtores com o selo para ampliar as exportações.
As sacas de café certificado começam a chegar na Alemanha em outubro. O produtor que quiser informações sobre o programa de certificação de Minas Gerais pode entrar em contato com a Emater do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário