MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Apagão causa prejuízos e transtornos à população de Teresina


Problema deixou mais de 3 milhões de pessoas no Piauí sem energia.
Apagão afetou bancos, postos de combustíveis e até hospitais em Teresina.

Ellyo Teixeira Do G1 PI

Clientes de bancos formaram filas  (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Clientes de bancos formaram filas (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
No Piauí, os 224 municípios foram afetados pelo apagão que deixou todo o Nordeste as escuras. Serviços hospitalares, bancários, rodoviárias, trânsito e o aeroporto de Teresina foram afetados. O problema ocorreu por volta das 15h e deixou mais de 3 milhões de pessoas do estado sem energia, pois além dos serviços essenciais e que dependem de eletricidade para funcionar, os aparelhos celulares apresentavam problemas para fazer e receber ligações.

Em Teresina, agências dos Correios fecharam as portas mais cedo com medo de que a energia não voltasse antes de escurecer. O aposentado Januário Pereira Brandão afirma que ficou no prejuízo. “Tinha um pagamento para fazer aqui nos Correios e não pude fazer nada por conta da falta de energia. Agora não sei mais o que fazer, pois hoje já está perdido”, disse.
Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)
Na Maternidade Dona Evangelina Rosa a situação foi ainda mais grave. Segundo o marceneiro Jarmeson da Silva, a esposa, que deu entrada na unidade e havia perdido o bebê por conta de complicações na gravidez, precisou de uma cirurgia, porém com o apagão impediu que o procedimento fosse realizado no momento.
“Ela corre um sério risco de morrer se não fizer a cirurgia. Com a falta de energia e o gerador da Maternidade Evangelina Rosa que não foi suficiente para suprir toda a demanda do prédio, minha esposa não teve como ser operada”, contou.

Ainda segundo Jarmeson da Silva, mesmo depois do restabelecimento, a
energia ficou oscilando e por isso algumas pessoas que estavam internadas e os bebês recém-nascidos chegaram a passar mal. “Mães e bebês ficaram agoniados com o calor que fez nos leitos. A escuridão e a temperatura deixaram as pessoas em pânico”, relatou o marceneiro.
Jarmeson da Silva, marceneiro  (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Jarmeson da Silva, marceneiro (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Muita gente também foi surpreendida quando se encontrava nos bancos. A situação ficou caótica e várias filas se formaram. O aposentado José Nogueira criticou a falta de energia e a maneira que em os clientes foram tratados. “É um absurdo passar por isso, filas enormes e sem nenhuma informação. Tive que vir ao banco três vezes e ainda não consegui resolver meu problema”, relatou.

Apagão
Ao todo nove estados no nordeste ficaram sem luz, inclusive a própria sede da concessionária Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) ficou às escuras. Eram quase 18 horas quando a energia foi reestabelecida.

Segundo o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a causa do apagão no Nordeste que afetou os 9 estados nesta quarta-feira (28),  teria sido uma queimada na fazenda conhecida como Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.

O gerente da Regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no Piauí, Airton Feitosa, informou ao G1 Piauí que houve apagão em todos os nove estados do Nordeste por volta das 15h desta quarta-feira (28).
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário