MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mulheres do interior do estado têm dificuldades para fazer mamografia


Existem 43 mamógrafos para atender aos 217 municípios maranhenses.
Maioria dos atendimentos pelo SUS é realizado apenas na capital.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), existem 43 mamógrafos no Maranhão para atender a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas as mulheres que moram no interior do estado enfrentam uma realidade bem diferente. Muitas não têm sequer acesso ao exame, como mostrou o JMTV 1ª Edição.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câancer (Inca), em 2010 foram registrados 390 casos de câncer de mama no Maranhão, 150 na capital. Para as mulheres que moram em algumas cidades do interior, a falta do mamógrafo, aparelho que serve para detectar tumores nos seios, a demora em descobrir a doença pode custar muito caro. Foi o que aconteceu com a aposentada Maria José Lima Bezerra.
“É muito difícil o tratamento, muito triste, muito doído mesmo. Quimioterapia, viagens, pra lá e para cá... os primeiros meses são muito difíceis”, disse a aposentada, que descobriu ter a doença em 1997, teve que retirar a mama direita, passar por seis sessões de quimioterapia. Hoje ela se sente uma vitoriosa.
“Estou bem, graças a Deus. No momento a gente pensa que não vai se recuperar, mas Deus é muito bom. Tem que ter muita fé e muita coragem porque o tratamento é muito dolorido. Hoje estou feliz”, acrescentou.
Como em Bacabal o SUS não disponibiliza o exame, a alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares. O exame chega a custar de R$ 100 a R$ 150. “Infelizmente não só aqui na região, mas no Brasil de uma forma geral a maioria dos exames de maior complexidade estão concentrados nas capitais. Então ou a paciente se desloca para as capitais, ou então terá que gastar sua renda para pagar os exames”, disse a ginecologista Rafaela Lima.
O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres no país. Perde apenas para as doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso a prevenção é importante. “O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira e em todo o mundo, por isso a grande importância dos testes. A segunda grande importância da mamografia é que ela pode detectar a doença em suas fases iniciais, quando ele tem um prognóstico muito bom e o tratamento é menos agressivo”, completou a ginecologista.
O secretário de Saúde de Bacabal, Lílio Estrela, não atendeu as ligações da reportagem. Em São Luís, a Secretaria de Saúde do Estado informou que a realização de mamografias em Bacabal é de responsabilidade da prefeitura, que tem a gestão plena dos recursos do SUS.
A SES informou que adquiriu uma carreta com mamógrafo móvel para atender a demanda no estado, e já atendeu milhares de mulheres em São Luís, Coroatá e Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário