MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Máquina criada por alunos do Senai faz dobrar produção de cooperativa


Processo permite o processamento de 48 mil pets por dia em Araraquara.
Projeto foi desenvolvido durante três meses e teve ajuda de empresas.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Uma parceria entre Senai, empresas privadas e uma cooperativa de Araraquara (SP) usa tecnologia em favor da reciclagem para gerar mais lucro. Os cooperados ganharam um novo equipamento, criado por alunos do Senai, que dobrou a produção. A máquina processa até 6 mil pets por hora, o que significa 48 mil garrafas em um dia de trabalho.
Os alunos dos cursos de eletroeletrônica e mecânica de usinagem fizeram o projeto durante três meses e as empresas parceiras do Senai deram forma à ideia. A máquina começou o trabalho há um mês e agradou a todos os funcionários “Ajuda, diminui o nosso trabalho, a produção dobra e diminui o acúmulo de material”, disse a cooperada Gildete da Silva.
O equipamento é para uso exclusivo de garrafas pet. Depois que o material é separado, ele cai no equipamento e dois cilindros com pinos furam as garrafas. O processo é fundamental para depois prensar o plástico. “Para agregar valor e repassar para a empresa tem que ter volume mínimo e o ar nas garrafas não ajuda no transporte”, explicou o auxiliar técnico do Senai Marcos Moralez.
Antes, a cooperativa precisava de cinco pessoas para retirar as tampas das garrafas, o que demandava muito tempo. Agora, os cooperados podem ter outras funções e o lucro deve aumentar.
Cada fardo de garrafa pet é vendido em média por R$ 120. Com a máquina, a expectativa é que a produtividade aumente. Outros quatro equipamentos vão chegar em breve. “A ideia é estimular os nossos alunos dos cursos técnicos, que são obrigados a fazer um trabalho de conclusão de curso. O desafio é esse, trazê-los para identificar o gargalo do processo e também tentar o envolvimento de empresas como foi feito nessa máquina”, afirmou o diretor do Senai de Araraquara, Paulo Sérgio Sassi.
Máquina fura garrafas e agiliza trabalho em cooperativa de Araraquara (Foto: Paulo Chiari / EPTV)Máquina fura garrafas e agiliza trabalho em
cooperativa (Foto: Paulo Chiari / EPTV)
Renda
A cooperativa vende em torno de 200 toneladas por mês e 180 pessoas tiram o sustento da família no local. Um trabalho que pode ajudar tanto quem é cooperado como quem está fora, mas isso se a conscientização crescer na proporção do investimento. “Melhor para todo mundo, para o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta”, ressaltou a presidente da cooperativa, Helena Francisco da Silva.
No dia 6 de dezembro será realizada uma reunião com representantes do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Araraquara e empresários da cidade para apresentar o projeto e firmar novas parcerias para o desenvolvimento de outras máquinas.
Equipamento surgiu a partir de um projeto dos alunos do Senai de Araraquara (Foto: Paulo Chiari / EPTV)Equipamento surgiu a partir de um projeto dos alunos do Senai de Araraquara (Foto: Paulo Chiari / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário