MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mãe que não quer perder prova do Enem busca babá para cuidar do filho


Possivelmente, estudante de MS terá que amamentar bebê durante exame. Edital do Enem diz que lactante precisa arranjar acompanhante para filho.

Fernando da Mata Do G1 MS

Graziela e o filho, Lucas, de 3 meses (Foto: Fernando da Mata/G1)Graziela e o filho, Lucas, de 3 meses (Foto: Fernando da Mata/G1)
Mãe de um menino de três meses de idade, a estudante campo-grandense Graziela da Silva Cardoso, 18 anos, vive expectativa que vai além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para sábado (3) e domingo (4). Possivelmente, a jovem terá que levar o pequeno Lucas para amamentá-lo durante a prova.
Graziela disse ao G1 que fará o possível para não ter que levar o filho, pois considera arriscado andar de ônibus com ele. Tentar acostumar o bebê com mamadeira é um dos desafios. Independentemente disso, ela precisa arranjar alguém para cuidar dele em casa. Se não tiver jeito, a mamãe terá que arrumar um acompanhante para ficar com Lucas no local da prova.
Enquanto estuda, Graziela também cuida do filho, Lucas (Foto: Fernando da Mata/G1)Enquanto estuda, Graziela também cuida do
filho, Lucas (Foto: Fernando da Mata/G1)
“Minha sogra vai trabalhar até às 15h no sábado e não poderá cuidar. Vou ver se deixo com meu cunhado, porque não quero perder a prova”, afirmou. No dia do exame, a mãe deve encarar uma pequena maratona. "Como ele acorda quase meio-dia, vou ter que acordar ele um pouco mais cedo, dar banho nele e dar bastante 'mamá'", diz.
Graziela mora no bairro Aero Rancho, região sul de Campo Grande. Com ela e o bebê, vivem o marido – que também vai fazer o exame –, a sogra e os dois cunhados. Segundo a jovem, o objetivo é conseguir a média no Enem para concluir o ensino médio. Hoje, ela cursa o 2º ano em uma escola estadual.
"Eu não iria voltar a estudar, mas eu fico com dó de deixar os estudos. Tenho que terminar", afirmou. Tempo para os livros somente no período da manhã, segundo ela. "É difícil, porque eu tenho que cuidar de casa, do bebê, do marido, das roupas, não é sempre que eu tenho tempo para estudar. Quando dá um tempinho, eu estudo. De manhã, o meu filho dorme aí eu tiro um tempo para estudar", contou.
A jovem começou a estudar para o exame há um mês e acredita que terá bom desempenho. "Eu espero que esteja fácil, eu acho que eu vou bem. Mas vou estudar mais até sábado". Dificuldade mesmo, só em uma matéria. "Matemática, porque é muito raciocínio e não tem como só decorar, tem que aprender."
Depois de concluir o ensino médio, Graziela pretende fazer faculdade de assistência social para dar um futuro melhor para a família. "Eu penso no futuro do meu filho e eu quero ter minha casa, minhas coisas, dar o melhor para meu filho. Sem o ensino superior, você não tem uma vida confortável", relatou a jovem.
Regras do edital
Em Mato Grosso do Sul, 133.035 estudantes se inscreveram no Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o edital do exame, a participante que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá, obrigatoriamente, levar um acompanhante adulto que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.
Ainda de acordo com o edital, qualquer comunicação, durante a prova, entre a mãe e o acompanhante deverá ser assistida por um aplicador. A mãe não poderá entrar na sala de provas com o bebê e não será permitida a entrada da criança e do acompanhante após o fechamento dos portões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário