MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de novembro de 2012

Índia lança nova versão do 'tablet mais barato do mundo'


Aparelho será vendido a um preço subsidiado para os estudantes do país.
'Aakash 2.0', com tela de 7 polegadas, custará R$ 42 aos alunos indianos.

Da EFE

Estudante indiana mostra o tablet Aakash em seu lançamento em Nova Déli (Foto: Gurinder Osan/AP)Primeira versão do tablet Aakash foi
lançada em 2011 (Foto: Gurinder Osan/AP)
O governo da Índia apresentou neste domingo (11) a nova versão do tablet mais barato do mundo, o Aakash 2.0, que inclui uma série de melhoras. O novo aparelho será vendido a um preço subsidiado para cerca de 220 milhões de estudantes do país nos próximos cinco anos.
Segundo o comunicado oficial, a versão atualizada do Aakash foi apresentada pelo presidente indiano, Pranab Mukherjee, em cerimônia realizada em Nova Déli durante o Dia Nacional da Educação.

O tablet tem um processador de 1GHz, 512 MB de memória RAM, uma tela de 7 polegadas e uma bateria de três horas de duração. O preço inicial é de 1.130 rúpias (cerca de R$ 42) para os estudantes indianos. O aparelho custará exatamente o dobro no mercado, o que representa um custo quase idêntico ao da primeira versão, lançada no final de 2011.
O aparelho foi desenvolvido pela companhia britânica DataWind, em colaboração com o Instituto Indiano de Tecnologia de Mumbai. As autoridades indianas ofereceram durante o último ano cursos de formação a um total de 15 mil professores de 250 escolas e institutos da Índia para que possam utilizar o tablet em suas aulas.

Em sua estreia, em 2011, o Aakash recebeu milhares de pedidos em poucas semanas, inclusive de países estrangeiros, embora em seguida tenham surgido críticas negativas quanto ao rendimento do tablet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário