MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Hospital de Câncer de PE atende até 1,5 mil pacientes por mês


Dia Nacional de Combate à doença é lembrado com ações nesta terça (27).
Pernambuco deve registrar 18 mil novos casos em 2013, segundo o Inca.

Do G1 PE
O Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma doença que afeta milhares de homens e mulheres em todo o mundo, é lembrado nesta terça-feira (27). Só em Pernambuco, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2013, mais de 18 mil pessoas desenvolvam a doença. No Estado, o Hospital de Câncer, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, é uma referência para o tratamento tanto para os moradores da Região Metropolitana quanto do interior.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta terça, o diretor técnico do hospital, Frederico Tavares, revelou que exames periódicos são importantes para prevenir a doença e ajudar no combate. Na unidade, os cânceres mais tratados são os que atingem a região pélvica feminina (colo de útero, útero e ovário), o de mama e os que atingem as regiões do tubo digestivo e da cabeça.
Quando uma pessoa se dirige ao Hospital de Câncer, a porta de entrada é a triagem. Por mês, 1,5 mil pessoas são atendidas. “Cerca de 60% são matriculadas no hospital. As outras 40% têm três destinações diferentes: um grupo se constitui de mulheres que vai para mamografia, encaminhadas aos exames, realizados na mesma data; há a demanda também de pessoas que não têm patologia tumoral e recebem o encaminhamento; e há o grupo que recebe orientação, porque não tem enfermidade”, comentou Tavares.
Na unidade, a maioria dos pacientes é do sexo feminino. “Acredito que é porque as mulheres se previnem mais do que os homens”, comentou o diretor.
O Hospital de Câncer de Pernambuco não é referência, entretanto, para o tratamento pediátrico. Só são atendidas no local crianças com câncer ósseo e linfomas. Os outros casos devem ser encaminhados ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e ao Instituo Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip). A Santa Casa de Misericórdia do Recife é indicada para o tratamento de câncer dermatológico.
ImipO Iimip anunciou que vai aumentar o horário de atendimento para consulta laboratorial e tratamento quimioterápico. O novo horário será das 7h às 22h. A medida, no entanto, só vale a partir de 1º de dezembro.

A unidade está se antecipando a uma orientação do Sistema Único de Saúde, que pede que os horários sejam ampliados para atender a alta demanda de pacientes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3322-5665.

Nenhum comentário:

Postar um comentário