MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Enem: 3.400 itens foram monitorados para garantir segurança


Agência Brasil

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse, nesta quinta-feira (1º), que 3.400 itens foram monitorados para garantir total segurança na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado no próximo final de semana, dias 3 e 4 de novembro.
"Está tudo pronto. Agora, é momento de todos ficarem tranquilos para fazerem uma boa prova (…) Estamos trabalhando com toda intensidade para dar total tranquilidade para fazer uma excelente prova", disse Mercadante, em entrevista ao programa de rádio Hora da Educação, produzido pelo Ministério da Educação.
Mercadante ressaltou o tamanho do exame, que vai avaliar mais de 5,7 milhões de alunos em todo o país. "O Enem é o segundo maior concurso de todo o planeta. É a segunda maior operação logística para fazermos uma prova como esta. Vamos ter 566 mil pessoas trabalhando para garantir a segurança e a tranquilidade dos estudantes".

O ministro destacou os benefícios do Enem e orientou os alunos a "caprichar" na prova, já que o rendimento no exame é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país.
"[O Enem] é uma porta espetacular. Os alunos que forem bem no Enem poderão optar por uma bolsa do ProUni [Programa Universidade para Todos] e não pagarão nada se forem estudar nas universidades particulares. Temos um segundo benefício, que é o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]. Financiamos o curso com juros de 3,4% ao ano, sem correção da inflação. Além disso, se ele tirar mais de 600 pontos no Enem, pode entrar em qualquer faculdade [federal]. Quando ele estiver no segundo ano da faculdade, pode pleitear uma bolsa do Ciência sem Fronteira. Se for selecionado, pode ir para as melhores universidades do mundo. Serão os melhores alunos do Brasil, nas melhores universidades do mundo", disse.
No sábado (3), primeiro dia de provas do Enem, os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. No último dia do exame, o aluno também fará a redação.
Para realização da prova, o candidato deve levar um documento pessoal com foto, como a carteira de identidade, e o cartão da confirmação da inscrição. Quem não recebeu o documento em casa, pode acessá-lo na página eletrônica do exame: enem.inep.gov.br. Além disso, o candidato deve observar que o preenchimento do cartão de respostas e a redação devem ser feitos com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura ótica do cartão de respostas.
O ministério alerta ainda que o candidato não terá permissão para trocar a opção de língua estrangeira no momento da prova. O participante deve responder a cinco questões de inglês ou espanhol, conforme a opção feita na inscrição.
A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário