MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia Nacional de Combate ao Câncer é lembrado em Sergipe


Pacientes curados comemoraram a retomada à rotina comum.
Pessoas internadas foram estimuladas a enfrentar a doença.

Marina Fontenele Do G1 SE

Pacientes já curados comemoram a vitória contra o câncer (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Pacientes já curados comemoram a vitória contra o câncer (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi lembrado no Centro de Oncologia de Sergipe na manhã desta terça-feira (27). A da banda do Exército percorreu os corredores da unidade hospitalar para convocar pacientes, familiares e funcionários a participarem da ‘Festa da Vitória’. No evento, pessoas que estão curadas da doença há mais de cinco anos foram premiadas com uma medalha que simboliza a vitória na batalha pela vida.
Josenilma Silva Gomes se emocionou ao ouvir a música pelo corredor da unidade. “Tem mais de um ano que acompanho meu filho que está com leucemia, ele já está na nona sessão de quimioterapia. É um momento difícil, mas tenho esperança e confio em Deus de que meu filho vai sair dessa. Também peço que Deus proteja quem já se curou”, conta a mãe emocionada.
De acordo com Rute Andrade, coordenadora do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), mais de 15 mil pessoas estão cadastradas no setor entre as curadas e em tratamento. Desses, 60 pacientes são submetidos à quimioterapia e 80 a radioterapia diariamente.
Mãe se emociona e diz que confia na recuperação do filho que esta na 9ª quimioterapia (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Mãe se emociona e diz que confia na recuperação do filho que esta recebendo na 9ª dose de quimioterapia (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
“Dá para ver a emoção de toda a equipe de funcionários que acompanham os pacientes. Infelizmente tivemos algumas perdas na luta contra o câncer, mas não podemos nunca deixar de ter fé e acreditar na melhora”, relata Rute Andrade.
Shirley dá continuidade à vida após cinco anos de tratamento (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Shirley dá continuidade à vida após cinco anos de
tratamento (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Superação
A estudante Shirley Rodrigues de Menezes, 17 anos, é um dos exemplos de vitória. Ela está curada de uma leucemia há dez anos e agora espera ansiosa a chegada da primeira filha, prevista para nascer no próximo mês. “É uma alegria muito grande, hoje tenho certeza que é preciso confiar na cura. Um exemplo disso é minha filha, espero que venha com saúde”, afirma a adolescente.
Rosirene de Jesus Santos diz que desde que a filha recebeu alta do tratamento, há cinco anos, a família tem uma vida sossegada. “Antes não tinha ânimo para brincar, passear nem estudar, agora estou bem mais disposta”, conta Tamires de Jesus Silva, de dez anos.
  •  
Pacientes e familiares foram surpreendidos com a Banda do Exército (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Pacientes e familiares foram surpreendidos com a Banda do Exército (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
O estudante Ítalo da Conceição, 18 anos, superou um câncer no sistema linfático há oito anos. De seis em seis meses ele é submetido a exames para avaliar a situação de saúde e nessas visitas ele conhece pacientes ainda em tratamento. “Procuro dar força a quem está internado porque sei o que eles passam”, diz o jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário