MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Com 87 mortes, Costa Leste dos EUA recupera-se da tempestade Sandy


Resgate ainda vasculha locais inundados, e pode haver mais mortos.
Desastre pode ser o 4º mais custoso da história do país, diz seguradora.

Do G1, com agências internacionais

Equipes de resgate vasculharam ruas e casas inundadas nesta quinta-feira (1º) à procura de sobreviventes da supertempestade Sandy, que matou pelo menos 87 pessoas e provocou extensa destruição na Costa Leste dos Estados Unidos.
Motoristas fizeram filas durante horas nos poucos postos com combustível e milhões de pessoas permaneciam sem energia em Nova York.
Várias cidades costeiras começaram o trabalho de recuperação depois da passagem de uma das maiores tempestades que já atingiram o país, e em Nova York o metrô voltou a funcionar parcialmente, e de graça, após quatro dias de interrupção.
Parte de Manhattan seguia sem energia, e áreas próximas, como Staten Island, a costa de Nova Jersey e a cidade de Hoboken, continuavam paralisadas por causa da inundação.
A eletricidade em toda Nova York só poderá ser restabelecida totalmente em 11 de novembro, informou a companhia Con Edison nesta quinta.
A operadora do sistema elétrico afirmou que há cem mil casos de queda de árvore e outros objetos que interromperam as linhas de fornecimento e isso levará tempo para ser reparado.
Pelo menos 87 pessoas morreram por causa da supertempestade, que atingiu o país na segunda-feira à noite, depois de deixar vítimas e prejuízos no Caribe. As autoridades dizem que o número de mortes ainda pode subir, pois os trabalhos de busca prosseguiam em cidades litorâneas.
Em Staten Island, onde algumas casas foram arrancadas das suas fundações, 17 corpos já foram localizados, incluindo os de dois meninos de 2 e 4 anos que foram arrastados dos braços da mãe pela enxurrada, segundo a polícia.

Ao todo, 38 pessoas morreram na cidade de Nova York, segundo autoridades.
O custo financeiro também deve ser elevado. A empresa de modelagem de desastres Eqecat estima que o Sandy tenha causado até US$ 20 bilhões de danos cobertos por seguros e de US$ 50 bilhões em prejuízos econômicos, o dobro da sua estimativa anterior.
No limite máximo da estimativa, Sandy se tornaria a quarta catástrofe mais custosa na história dos Estados Unidos, segundo o Instituto de Informações dos Seguros. Ficaria atrás do furacão Katrina (2005), dos atentados de 11 de Setembro de 2001 e do furacão Andrew (1992).
Em Nova Jersey, o número de mortos saltou de 6 para 12. Bairros litorâneos do Estado continuam completamente submersos, e a passarela da orla de Atlantic City, cidade famosa por seus cassinos, foi destruída.
Em Hoboken, cidade separada de Manhattan pelo Rio Hudson, as águas finalmente recuaram, deixando para trás porões inundados e carros jogados nas calçadas.
Na vizinha Jersey City, a falta de semáforos torna o trânsito confuso. Lojas estão fechadas, e filas se formam em frente a farmácias. Muitos moradores jogam colchões e móveis ensopados nas calçadas. A cidade impôs um toque de recolher e proibiu a circulação de veículos entre 19h e 7h.
O cantor Bruce Springsteen, filho querido de Nova Jersey, vai comandar na sexta-feira um show beneficente para as vítimas da tempestade, pela rede NBC, na companhia de Jon Bon Jovi e Sting.
31 de outubro - Vista aérea dos estragos da supertempestade Sandy em Mantoloking, Nva Jersey (Foto: Doug Mills/AP)31 de outubro - Vista aérea dos estragos da supertempestade Sandy em Mantoloking, Nova Jersey (Foto: Doug Mills/AP)
A tempestade, que chegou a expandir-se por uma área de 1.600 quilômetros em determinado momento, perdeu força e tamanho, enquanto avança para o norte, a caminho do Canadá.
Os efeitos mais recentes de Sandy estão atingindo agora as montanhas Apalache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário