Estudante diz que não dormiu direito porque passou a noite no samba.
Candidatos começaram a sair às 15h; provas terminam às 17h30.
![Amanda Igreja disse que ficou nervosa e por isso chutou todas as questões (Foto: Renata Soares/G1) Amanda Igreja disse que ficou nervosa e por isso chutou todas as questões (Foto: Renata Soares/G1)](http://s2.glbimg.com/RYp605TM9fBCfh2KdLssgd5fb0BkFO7DAucmRDGYCQVIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/03/primeira_uerj.jpg)
chutou todas as questões (Foto: Renata Soares/G1)
Ela justificou que estava cansada, já que passou a noite anterior em uma festa na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. A saída dos estudantes foi liberada a partir das 15h. O primeiro dia de provas termina às 17h30.
"Estou pernoitada porque estava no Salgueiro e ainda tenho que trabalhar hoje. Estou bem cansada. Chutei todas as questões", disse a jovem.
A estudante Amanda Igreja, 17 anos, também foi uma das primeiras a sair. Ela contou que estava nervosa, por isso, acredita que não conseguiu fazer uma boa prova.
“Não li a prova direito e não respondi direito. Chutei quase todas “, contou a jovem.
Jovem tenta pular o portão
Cinco minutos após o início da prova, Amanda Freitas, de 18 anos, tentou pular os portões da Uerj. Desesperada por perder o exame, ela foi contida por seguranças que fecharam os portões pontualmente às 13h.
![Aluna tentou pular o portão após chegar atrasada no Enem (Foto: Alexandre Durão/G1) Aluna tentou pular o portão após chegar atrasada no Enem (Foto: Alexandre Durão/G1)](http://s2.glbimg.com/Rq1ZiekWZnQNgOuNfAaSW4rLIxWPiGlggUpwtI86h-5Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/03/aluna-atrasada.jpg)
Antecedência
Primeiro a chegar à Uerj, por volta das 10h20, o estudante da Faetec da unidade de Marechal Hermes, no subúrbio, Adriano Custódio de Oliveira Júnior, de 17 anos, relatou que apesar de morar próximo ao local onde a prova será realizada, ele achou melhor chegar com antecedência.
"Por causa do trânsito, fico com medo de chegar atrasado e por isso acabei saindo cedo de casa. Mas foi bom, porque essa espera do lado de fora, me deixa menos ansioso. Estudei o suficiente e acredito que vai dar tudo certo", contou o estudante, que estava acompanhado do pai, o aposentado Adriano Custódio, de 69 anos:
"Meu pai sempre me apoiou em todas as minhas escolhas. Essa é só uma das primeiras de muitas que vou ter que tomar durante a minha vida. Hoje, apesar da confiança, confesso que estou com medo da prova de química, por isso, prefiro nem pensar nisso para não ficar tenso", contou Adriano, que pretende prestar vestibular para engenharia mecânica.
Neste sábado, serão 90 questões, que devem ser resolvidas em até quatro horas e meia. No domingo, mais 90 questões e a redação, que devem ser feitas no prazo máximo de cinco horas e meia.
Para não perder pontos, é importante distribuir bem esse tempo. “É uma prova que é um jogo de estratégia. O aluno tem que lembrar que ele tem 3 minutos pra cada questão. e ele não pode perder 4, 5 minutos nas primeiras, porque ele perde muito tempo e depois ele tem que chutar as questões”, explica o professor Renato Pelizzari.
![Estudante chega correndo ao local de prova pouco antes do fechamento dos portões (Foto: Alexandre Durão/G1) Estudante chega correndo ao local de prova pouco antes do fechamento dos portões (Foto: Alexandre Durão/G1)](http://s2.glbimg.com/_t7Bc1FJ4fgVuSYIKtHMzRGBmkTV05QvJJV7YSntTiLWksZr1wQEKSX_z0sMz1RR/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/03/enem_11.jpg)
(Foto: Alexandre Durão/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário