MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Agricultores planejam reduzir área com algodão em propriedades de MT


Boa parte da última colheita ainda não foi comercializada.
No último mês, cotação do algodão registrou queda de 0,4%.

Do Globo Rural

A safra do algodão deve ser menor em Mato Grosso, principal produtor do país. Boa parte da última colheita ainda não foi vendida e muitos agricultores planejam diminuir a área no próximo plantio.
O agricultor Vítor Vesz, de Campo Verde, no sul de Mato Grosso, cultivo na última safra 700 hectares e colheu uma média de 280 arrobas de algodão em caroço por hectare. Mas o preço caiu e ele decidiu se dedicar mais à soja. “Não está compensando manter as áreas que a gente vinha plantando. Eu diminuí. Inclusive, nem safra normal não vou plantar. Vou plantar tudo safrinha”, diz.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a área de algodão plantada em Mato Grosso na última safra foi de 719 mil hectares. Por causa da queda no preço, para 2013 a previsão é de redução no plantio entre 18% e 23%.
Em Campo Verde, o algodão em pluma está em torno de R$ 51 a arroba. Como o preço não agrada os produtores, o produto se acumula nas cooperativas. Pelo menos metade da produção continua armazenada. No pátio de uma cooperativa da região estão estocadas 18 mil toneladas de algodão em pluma. Essa é uma pequena parte da produção da região da última safra e que ainda não foi comercializado. Alguns fardos chegaram ao lugar no mês de junho.
O custo de produção, que está acima do valor oferecido pela pluma atualmente, também contribui para mantém os estoques em alta. No último mês, a cotação do algodão registrou queda de 0,4% nas bolsas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário