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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Vendas no varejo crescem 4,2% em 2024, de acordo com o IAV-IDV

 

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Vendas no varejo crescem 4,2% em 2024, de acordo com o IAV-IDV

Crescimento ocorreu em comparação ao ano anterior, e as projeções para janeiro, fevereiro e março também são de alta de mais de 4%

O crescimento nominal das empresas associados ao IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) em 2024 foi de 4,2%, em comparação com o ano anterior, de acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), que considera a participação das atividades no volume total de vendas no varejo medido pelo IBGE.


O segmento que apresentou maior crescimento no ano passado foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, com 17%; seguido pelos setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 12%; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 11%. O setor de tecidos, vestuário e calçados cresceu 6%, já o setor de material de construção teve alta de 4%, enquanto os segmentos de hiper e supermercados e o de móveis e eletrodomésticos cresceram 2% e 1%, respectivamente.


Com relação às projeções para os próximos meses, de acordo com o IAV-IDV nominal, a previsão é de crescimento de 4,1% em janeiro, 4,7% em fevereiro e 4,5% em março, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em dezembro do ano passado, houve alta de 4,2% em relação ao mesmo mês de 2023.

Já os últimos dados do IAV-IDV ajustados pelo IPCA são negativos, com previsão de queda de 0,3% em janeiro, 0,2% em fevereiro e 0,8% em março. Em dezembro de 2024, a variação nominal registrou queda de 0,7% em relação ao mesmo mês de 2023.

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada associado do IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõem o índice possui representantes em todos os setores do varejo e corresponde a, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.


IAV Setorial


No setor de hiper e supermercados, dezembro do ano passado teve alta de 3,6% em relação ao mesmo mês de 2023. Para janeiro, fevereiro e março, as previsões são de crescimento de 2,3%, 3,9% e 4,6%, respectivamente.


No setor de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, dezembro do ano passado teve alta de 7,0% em relação ao mesmo mês de 2023. Para janeiro, fevereiro e março, as previsões são de crescimento de 5,0%, 4,4% e 2,6%, respectivamente.


No setor de material de construção, dezembro do ano passado teve alta de 5,0% em relação ao mesmo mês de 2023. Para janeiro, fevereiro e março, as previsões são de crescimento de 10,5%, 13,4% e 10,9%, respectivamente.


No setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, dezembro do ano passado teve alta de 7,6% em relação ao mesmo mês de 2023. Para janeiro, fevereiro e março, as previsões são de crescimento de 11,6%, 12,4% e 9,9%, respectivamente.


No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, dezembro do ano passado teve alta de 12,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Para janeiro, fevereiro e março, as previsões são de crescimento de 14,8%, 9,7% e 12,9%, respectivamente.


No setor de móveis e eletrodomésticos, dezembro do ano passado teve alta de 7,6% em relação ao mesmo mês de 2023. Para janeiro, fevereiro e março, as previsões são de crescimento de 3,7%, 5,3% e 5,6%, respectivamente.


No setor de tecidos, vestuário e alçados, dezembro do ano passado teve alta de 4,3% em relação ao mesmo mês de 2023. Para janeiro, fevereiro e março, as previsões são de crescimento de 3,3%, 8,0% e 4,0%, respectivamente.


Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)


Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.


Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e expectativas sobre vendas nos meses seguintes.


Sobre o IDV


O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 68 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, esportes, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Juntas, somam um faturamento aproximado de R$ 624 bilhões por ano, geram 938,8 mil empregos diretos e possuem, aproximadamente, 36,7 mil estabelecimentos comerciais e 820 centros logísticos. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal, que contribua para as mudanças estruturais do Brasil e para a melhoria da vida dos brasileiros.


Conheça as empresas associadas: 1A99, Americanas SA, Assaí, Bob´s, C&A, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Caedu, Calvin Klein, Carrefour, Cencosud, Centauro, Cybelar, Dafiti, Decathlon, DPaschoal, Drogaria DPSP, Espaçolaser, Ferreira Costa, Fortbras, Frigelar, Gouvêa Ecosystem, GPA (Grupo Pão de Açúcar), Grupo Boticário, Grupo Casas Bahia, Grupo Mateus, Grupo Soma, Habib´s, Inbrands, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Lojas Avenida, Lojas Bemol, Lojas Cem, Lojas Pompéia, Lojas Quero-Quero, Lojas Renner, Magazine Luiza, Marisa, McDonald´s, Mundo do Cabeleireiro, Nagem, Natura & Co, Netshoes, Óticas Carol, Pague Menos, Pandora, Panvel Farmácias, Pernambucanas, Petlove, Petz, Polishop, Portobello, RD Saúde, Ráscal, Veste, Ri Happy, Riachuelo, Roldão, Sephora, Sodimac, Telhanorte/Tumelero, Via Veneto – Brooksfield, Vivara e Zara.

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