Ao
ser divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual
(OMPI) o marco de 5 milhões de pedidos de patentes publicados no mundo,
consultoria especializada explica a importância do registro de marcas e
patentes logo no início dos planos de expansão de mercado
Em
um cenário global marcado por avanços tecnológicos acelerados e
disputas comerciais acirradas, a proteção de marcas e patentes de
inovações tornou-se um pilar estratégico para empresas que buscam se
destacar e se proteger no mercado. A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)
aponta que as disputas por propriedade intelectual atingiram níveis
recordes nos últimos anos, impulsionadas pela concorrência global e pela
digitalização acelerada. No final de 2024, o órgão chegou a marca 5
milhões de pedidos de patente publicados, um marco em quase cinquenta
anos de atividades.
Dentro desse cenário, a consultoria Marpa Marcas e Patentes, reforça a importância de incluir nos processos de internacionalização, o registro de propriedade intelectual, garantindo segurança
jurídica e competitividade das empresas. Em 2024, a Marpa chegou a
realizar registros de marcas em 11 países, abrangendo a América do
Norte, Europa e Oceania, além da América do Sul, onde concentra o maior
número de pedidos, envolvendo países como Colômbia, Equador, Peru,
Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. O avanço reflete o
crescente movimento de internacionalização de empresas e exportação de
produtos e serviços, que é observado nos últimos anos no Brasil.
Tendências globais e desafios locais
A
internacionalização de empresas exige planejamento, e a proteção de
marcas e invenções é um dos primeiros passos para garantir o sucesso
nesse processo. Segundo à consultoria, os prazos para conclusão desses
processos podem ultrapassar dois anos, dependendo
do país. A falta de registro pode resultar em disputas judiciais,
prejuízos financeiros, perda de direitos sobre a marca ou invenção e até
a necessidade de rebranding, como ocorreu com a então Tesla Motors, que
enfrentou uma disputa judicial na China. Para o Diretor Comercial da
Marpa, William Soares, o maior desafio está na conscientização de
empresários e líderes de projetos de internacionalização de empresas.
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