MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

IPT avança em obras do projeto de xenotransplantes

 

Você

IPT avança em obras do projeto de xenotransplantes

Biotério de suínos com nível de biossegurança 2 será inaugurado em 2025


A facility (biotério) de suínos com nível de biossegurança 2 para xenotransplante, que está em construção no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), será completamente equipada e preparada para a criação de suínos livres de patógenos considerados xenozoonóticos, ou seja, microorganismos que podem ser transmitidos dos animais aos humanos por meio do xenotransplante. Confira abaixo mais detalhes sobre o projeto:


Integração com o Genoma/USP: O seu funcionamento ocorrerá de forma integrada à facility por biomódulos recém-inaugurada no anexo 1 do Genoma/USP. O nascimento dos primeiros clones suínos geneticamente modificados ocorrerá na facility por biomódulos, nos quais permanecerão até a finalização dos testes de diagnóstico para comprovar o seu status sanitário SPF (Specific Pathogen Free, ou seja, Livre de Patógenos Específicos), considerado de interesse para xenotransplante.

Transporte Seguro: Em seguida, os animais serão transportados até a facility do IPT em caixas de transporte personalizadas e em veículo climatizado e adequado ao transporte de suínos, de modo a evitar a contaminação dos animais durante o trajeto.

Quarentena: Ao chegar na facility do IPT, os suínos permanecerão no setor de quarentena para colheita de novas amostras biológicas, que visam assegurar a ausência de contaminação no momento do transporte.

Design e Segurança: Quando os resultados forem negativos, os animais serão levados até as salas de criação no interior da área limpa da facility. O ambiente interno é automatizado, apresentando temperatura e umidade controladas para fornecer conforto aos animais. Os suínos serão mantidos em baias coletivas de tamanho adequado, seguindo a legislação dos órgãos competentes, visando a garantia do bem-estar.

Alimentação controlada: A ração fornecida será balanceada de acordo com o requerimento nutricional de cada categoria animal, com qualidade internacional, devidamente gama irradiada e de origem vegetal, para prevenir a contaminação por microrganismos e príons (partículas infecciosas proteicas capazes de provocar doenças graves e fatais em animais).

Inovação na Descontaminação da Água: A água contará com sistema inovador de descontaminação por ácido hipocloroso, tecnologia importada da Itália que, além de ser biodegradável, garante a palatabilidade e a ausência de contaminação da água.

Diferencial IPT: A facility do IPT contará com sala exclusiva para machos reprodutores e sala de avaliação seminal, nas quais serão realizadas coletas de sêmen e estocagem de material genético. Contará ainda com espaço mais amplo, permitindo a criação de 40 suínos minipig (até 90 kg de peso vivo) em ciclo completo (do nascimento à fase adulta); sala de lavagem e esterilização ampla; sala de estoque de materiais e ração; dois centros cirúrgicos, sendo um destinado a cesarianas ou transferência de embriões a porcas, e outro de uso exclusivo para extração de órgãos; sala de necropsia; câmara fria para descarte de carcaças; e quarentenário adicional para monitoramento prévio dos animais submetidos à retirada de órgãos para transplante. Todas as salas contarão com portas de intertravamento automático, sendo possível apenas abrir a porta seguinte quando a anterior estiver devidamente fechada, o que garante maior biossegurança dos ambientes.

Equipe e Treinamento: A equipe médica que irá realizar as cirurgias de extração de órgãos terá uma entrada exclusiva de vestiários com chuveiro para descontaminação antes e após os procedimentos cirúrgicos. Todos os funcionários serão devidamente treinados quanto às boas práticas laboratoriais, ética no manejo de animais, procedimentos operacionais padrão, adequado descarte de resíduos e biossegurança. Imunizações periódicas preventivas para patógenos de interesse relativo a zoonoses serão realizadas como forma de monitoramento adicional da saúde dos funcionários e dos animais.


"Esta iniciativa reflete nosso compromisso com a inovação tecnológica e a pesquisa de ponta para avanços em saúde humana e animal", explica a pesquisadora e coordenadora do projeto no IPT, Helena Araújo.


Você foi selecionado para receber este conteúdo com exclusividade pela Assessoria de Imprensa do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Contatos da assessoria

Tel: +55 11 3767-4720

Email: imprensa@ipt.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário