MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Silenciosa, trombose pode gerar problemas graves de saúde

 

Silenciosa, trombose pode gerar problemas graves de saúde

Mulheres são as mais afetadas, mas prevenção passa por cuidados básicos

Quando o assunto é saúde da mulher, a trombose entra como uma das principais pautas. A doença afeta cerca de 180 mil pessoas por ano no Brasil segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), sendo mais comum entre mulheres.


Dor, inchaço, pernas com temperatura elevada, marcas vermelhas ou roxas e pele endurecida são alguns dos sintomas da trombose. A doença é caracterizada pela formação de um coágulo que impede o fluxo do sangue.


O médico Juan Carlos Boado, diretor Técnico do Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), ressalta o risco da doença para a saúde.

“O perigo surge quando o coágulo se desprende, movimentando-se na corrente sanguínea. Nesse processo, chamado embolia, o coágulo pode ficar preso no cérebro, pulmões, coração ou outra área, causando lesões graves”, alerta o profissional.


O alerta acontece no momento em que é celebrado o Dia Mundial da Trombose (13), que visa a conscientização sobre a doença que pode ser, em muitos casos, silenciosa e de difícil diagnóstico.


“Além disso, a trombose pode levar a outras complicações graves, como um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Apesar da gravidade, nem sempre os sintomas são evidentes, por isso é necessário realizar estratégias de prevenção desde cedo”, completa a médica.


Previna-se!


 • Faça exercícios regulares: melhoram a circulação sanguínea, reduzindo o risco de formação de coágulos.

• Faça pausas: em longas viagens, faça pausas para levantar-se, alongar e caminhar.

• Use meias de compressão: principalmente para pessoas em recuperação de cirurgias, a meia ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.

• Tenha hábitos saudáveis: manter o peso ideal, manter-se hidratado e evitar o tabagismo ajuda a controlar a trombose e outras doenças crônicas.



Comunicação – Pró-Saúde

Tel: +55 11 2238-5572

Cel: +55 11 94190-5793 (plantão)

Email: comunicacao@prosaude.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário