São
Paulo, Julho de 2023 - Em um mundo cada vez mais digital, o marketing
tem se transformado constantemente. Tecnologias, como ferramentas
artificiais, tornaram-se instrumentos vitais para os profissionais de
marketing, possibilitando a eles não apenas acompanhar o ritmo acelerado
das mudanças, mas também capitalizar sobre elas.
Neste
cenário dinâmico, recursos que auxiliam profissionais têm se
consolidado como uma peça-chave na engrenagem do marketing moderno,
permitindo a automatização de tarefas, a personalização de conteúdo e
processos criativos mais agilizados. A presença da IA na rotina de um
profissional de marketing do século XXI é tão marcante que é difícil
imaginar como seriam suas atividades diárias sem ela.
A
Niara, pioneira no Brasil em tecnologia de SEO e produção de conteúdo
baseada em Inteligência Artificial, revoluciona o mercado brasileiro de
marketing digital ao otimizar os processos de negócios, oferecendo
agilidade e inspiração aos profissionais de marketing de todo o país,
que ilustram os resultados.
"Cada
dia vamos precisar ser mais analíticos, porque ganhamos uma super
aliada que resolve boa parte do nosso operacional. Brinco que
inteligências artificiais são minhas melhores amigas, porque elas
otimizam demais o meu tempo, com tarefas repetitivas, me deixando apenas
com a parte estratégica. Hoje, uma tarefa que antes me custava um dia
de trabalho, como escrever tags title e description, me custa no máximo
uma hora, para um número muito maior de páginas. Sem contar com a
estrutura de tópicos de artigos, que me ajuda a montar briefings e até o
esqueleto dos meus textos", Júlia do SEO.
Profissionais
da área de Marketing consideram as ferramentas de inteligência
artificial uma aliada, mas é preciso atenção e entendimento sobre essa
tecnologia.
“A
inteligência artificial, ao contrário do que tentam dizer, afetará sim a
maneira como as empresas dão agilidade e celeridade aos seus processos.
Presenciei um caso recentemente onde houve redução de 73% em custos e
um ganho de 348% de eficiência. Essa será uma barreira enorme para o
mundo acadêmico superar na formação de profissionais. O início de
algumas carreiras será bem mais doloroso!
Pela
1ª vez em muitos anos, é hora de entender a tecnologia como um avião
desgovernado a dominar do que como uma ferramenta em si. Provar nosso
real valor será algo difícil em um futuro próximo. Estratégia e gestão
ganham importância em escalas nunca vistas! Essa necessidade de
diferenciação precisa ser enraizada agora nas pessoas, ou muita gente
sofrerá. No mercado financeiro, especialmente, a dor será maior e haverá
extinção de muitos cargos operacionais. As empresas ainda estão se
adequando às possibilidades, mas diversas funções estão ameaçadas. É
necessário acompanhar com muita atenção. ”Pablo Almeida, Mentor e
Consultor de Marketing e Vendas Digitais.
Com
sua força emergente no marketing digital, plataformas de criação de
conteúdo tem se mostrado um importante catalisador na esfera digital,
permitindo um olhar mais profundo sobre as necessidades do cliente e uma
personalização mais precisa do conteúdo.
"Eu
usei uma ferramenta de inteligência artificial para me auxiliar na
divulgação de um novo curso que estou desenvolvendo, com as perguntas
corretas e algumas observações obtive o resultado desejado. Obviamente
usei a inteligência natural e minha criatividade para fazer a
personalização, mas a economia de tempo foi incrível ". Acácio Ventura -
Diretor da Atman Capacitação e Marketing.
Com
o uso avançado de suas aplicações, especialistas da área avaliam as
plataformas de IA como um ótimo propulsor de ideias e as utilizam para
inovar e criar materiais mais criativos e dinâmicos.
"Eu
utilizo uma ferramenta de inteligência artificial que me ajuda nas
demandas de copy. Usando a ferramenta consigo acelerar meus processos de
referência, além de ter novos insights de títulos e/ou resumos, fazendo
com que eu tenha mais agilidade e produtividade na criação de conteúdos
para blog e materiais digitais. Mas é importante ressaltar que mesmo
com o apoio desse tipo de ferramenta, é necessário uma revisão e certa
curadoria para que você mantenha a qualidade dos materiais e conteúdos
que publica na web, sempre com uma revisão e análise de especialistas".
Romulo Oliveira, Head de Marketing.
Já André Rubens destaca o uso de ferramentas como parte de seu processo criativo.
"Tenho
tido um desafio atualmente de construção textual, diariamente, em
diferentes formatos. Desde legendas para posts em redes sociais até
artigos com mais profundidade técnica. Já há alguns meses, venho
utilizando as plataformas de IA para atender a algumas demandas. Receber
dele o ponta pé inicial, propor substituição de termos ou experimentar o
texto em diferentes tons de voz. Tem sido muito útil e já o considero
parte do processo criativo. Por vezes, ele já serviu pra confirmar que
seguiria 100% com minha própria proposta. Mas às vezes, ele também traz
algo mais interessante ou diferenciado que enriquece muito o resultado
final. André Rubens Andrade, Especialista em Marketing e Comunicação
para LogShare.
Lisane
Andrade, CEO e cofundadora da Niara, tem avaliado com confiança os
avanços no setor para profissionais da área. "Como CEO da Niara, tenho
testemunhado em primeira mão como as plataformas de IA estão
transformando radicalmente a forma como nos comunicamos com o mundo. A
rapidez e eficiência com que ela processa dados e insights nos permite
criar estratégias de comunicação mais assertivas e relevantes para nosso
público-alvo".Avalia.
Para
Andrade, a criatividade é a essência do marketing, e a inteligência
artificial tem desempenhado um papel fundamental em aprimorar os
processos criativos. Ao alavancar as capacidades da IA, profissionais
têm mais tempo para se concentrar na concepção de ideias inovadoras,
pois muitas tarefas operacionais são automatizadas, liberando espaço
para a imaginação florescer.
"É
fundamental reconhecer que a inteligência artificial não substitui a
mente criativa do profissional de marketing, mas sim a complementa. A
colaboração entre a intuição humana e a IA é uma combinação poderosa que
eleva nossas estratégias a um nível totalmente novo." Argumenta Lisane.
Sobre a Niara.
A
Niara é uma plataforma brasileira de Conteúdo e SEO baseada em
Inteligência Artificial e Automação, projetada para ajudar as empresas a
otimizarem sua presença online e alcançarem melhores resultados nos
motores de busca. Através da combinação de algoritmos inteligentes e
estratégias avançadas, a Niara auxilia empreendedores e profissionais do
setor a melhorarem sua visibilidade digital e atraírem mais clientes.
Sobre Lisane Andrade.
Lisane
Andrade é uma empreendedora e líder de negócios, reconhecida por sua
experiência em SEO e em Inteligência Artificial. Como CEO e cofundadora
da Niara, ela tem dedicado seu trabalho na criação de tecnologias que
ajudem profissionais e empresas a impulsionar seus negócios.
SEGUEM OS CANAIS DE MÍDIAS SOCIAIS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário