MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Vai construir em 2023? Saiba tudo sobre energia solar

 


A energia solar é uma grande tendência para as futuras construções, tanto de casas quanto de prédios, no ano de 2023. Isso acontece porque a instalação de energia solar possui a capacidade de trazer benefícios econômicos e ambientais.

Continue lendo este artigo e entenda um pouco mais sobre os avanços da energia solar, quais são os seus tipos e o futuro desse mercado para 2023.

Qual tipo de energia solar escolher?

Desde telhas ecológicas a painéis de energia solar, existem muitas formas de se aplicar métodos que são benéficos ao meio ambiente na construção de casas.

Todavia, os sistemas que utilizam o sol como alimentação para as suas atividades possuem muitas vantagens que podem ser usufruídas por você ao escolher a que melhor se adequa ao seu caso.

Existem ao todo dois tipos de sistemas de energia solar que podem ser instalados, onde, como já mencionado, a escolha depende das necessidades de cada consumidor.

Da mesma forma que é necessário realizar uma análise de solo caso você deseje plantar alguma coisa, a instalação de energia solar precisa de uma análise prévia sobre a estrutura que você possui e quais são as suas necessidades principais.

Com isso, pode-se observar que existem dois tipos de energia solar, sendo elas: energia fotovoltaica e a energia fototérmica. Ambos os sistemas são favoráveis para diferentes situações, onde cada uma supre um déficit variado.

Energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é utilizada quando é necessário gerar energia elétrica a um ambiente, onde, por exemplo, se você possui uma rede de empresas de elevadores SP, essa é uma boa opção para suprir as suas necessidades de energia de maneira ecológica.

Esse sistema funciona através da conversão de radiação solar em eletricidade, onde essa transformação ocorre por meio de células fotovoltaicas, que são feitas de silício cristalino.

As células são responsáveis por captar os raios solares, que formam uma corrente elétrica pelo seu material semicondutor. O conjunto dessas células, por sua vez, formam um painel solar fotovoltaico.

Energia fototérmica

Por outro lado, a energia fototérmica possui a capacidade de somente aquecer a água do estabelecimento.

Ela pode ser utilizada, por exemplo, para efetuar testes referente a impermeabilização de caixa d’água, conferindo a qualidade do material em diversas temperaturas.

Caso o seu objetivo seja apenas o de aquecimento da água, a recomendação é a de utilizar a energia fototérmica, por ser mais simples e com um custo mais baixo.

Ela é gerada através de painéis solares que possuem a responsabilidade de captar a energia do sol e a utilizar para aquecer os fluidos, por meio de um aquecedor solar.

Quais são os elementos necessários para instalação?

Antes de efetuar a instalação da energia solar na sua casa ou empresa, é necessário analisar alguns fatores fundamentais, uma vez que, além de identificar os fatores que irão precisar da energia, é preciso verificar alguns elementos primordiais.

Eficiência energética

O primeiro passo é compreender qual é a sua conta de luz, e para isso é necessário estar ciente do total de eletricidade que é necessário para que não falte luz na sua residência ou empresa.

Por exemplo, uma empresa que produz chapas expandidas possui um consumo de energia maior do que uma casa.

É preciso identificar as suas necessidades para que assim consiga escolher sabiamente qual é a melhor opção para o seu caso em específico.

Além disso, é possível considerar ações para diminuir o uso de eletricidade no estabelecimento, garantindo assim um consumo mais consciente.

Potencial solar

Outro passo importante a ser tomado é identificar o potencial de irradiação solar da sua região. Dessa forma, você consegue perceber se ela é adequada e também se ela se beneficiaria com a energia solar.

Da mesma forma que portas com persianas integradas podem ser uma boa opção para um ambiente, elas também podem não ser tão relevantes para outro que não possui essa capacidade.

Necessidade energética

A informação referente à necessidade energética do seu estabelecimento pode ser facilmente consultada através da sua conta de luz. Com isso você pode identificar a quantidade de painéis solares necessários para que o seu sistema de energia funcione.

Para que isso aconteça, basta que você consulte o valor do seu gasto mensal, em kWh, que foram gastos nas contas de energia elétrica dos últimos 12 meses.

Com isso, você deve somar todos os valores adquiridos e realizar a sua média simples. Esse é o seu consumo mensal médio bruto.

Por exemplo, para que você consiga calcular a energia gasta no controle tecnológico do concreto da sua empresa, você pode calcular esses fatores, garantindo uma maior assertividade na sua aquisição.

Como é a instalação do sistema de energia solar?

Antes de mais nada, é necessário também identificar o orçamento e efetuar uma avaliação referente a empresa a qual se pretende realizar a contratação.

Para conseguir escolher a empresa que irá efetuar a instalação do seu sistema de energia solar, é preciso realizar o mesmo processo que qualquer outra compra, realizando uma pesquisa prévia e analisando os diferentes fatores que ela possui.

Um exemplo para isso é caso você decida adquirir um curso a fim de efetuar uma adequação nr12. Nesse caso você precisa verificar o seu orçamento disponível, a qualidade do serviço, certificação dos profissionais e também a garantia dos equipamentos utilizados.

O sistema de energia solar fotovoltaica, em específico, consiste em três elementos principais, sendo estes: o bloco gerador, bloco de condicionamento de potência e o bloco de armazenamento.

Com isso é possível efetuar a instalação de um sistema de energia solar eficiente e que consiga apresentar um bom funcionamento para a sua empresa ou residência.

O bloco gerador consiste em um painel solar, cabos e a estrutura de suporte, já o bloco de condicionamento de potência é composto por um inversor solar e os controladores de carga. Por fim, o bloco de armazenamento são as baterias.

Dessa forma, a instalação do sistema é efetuada apenas após a realização de uma avaliação prévia do telhado do estabelecimento, a fim de comprovar que o ambiente é viável para a implementação dos painéis solares.

É apenas após a realização da avaliação que é necessário providenciar todos os equipamentos necessários para que enfim seja efetuada a instalação do sistema.

Dessa forma, o profissional especializado é responsável por posicionar os suportes dos painéis solares, para depois os montarem de forma adequada e, por fim, colocar toda a fiação que permitirá que o seu sistema funcione.

Todavia, a instalação de um sistema de energia solar possui alguns fatores que são vantajosos e outros que são desvantagens para quem os possui.

Para efetuar uma compra consciente, é possível analisar não apenas o seu estabelecimento, mas também as vantagens e desvantagens que esse sistema oferece a você, analisando todos os fatores envolvidos e, por fim, tomando uma decisão.

Vantagens e desvantagens

Não é segredo para ninguém que um sistema de energia solar possui muitas vantagens, onde não apenas o consumidor é beneficiado, como também o meio ambiente como um todo.

Com isso, existem alguns pontos essenciais que o comprador de um sistema de energia solar pode adquirir.

Esses são alguns dos pontos que são benéficos ao adquirir um sistema desses, uma vez que dentre as principais vantagens que ele proporciona, podem-se citar:

  • Valorização do imóvel;

  • Independência energética;

  • Retorno do investimento;

  • Baixo custo de manutenção.

Esses são apenas alguns dos fatores que podem ser muito benéficos para você ao adquirir esse método de energia.

Além disso, como já mencionado, o meio ambiente também ganha muitas vantagens com isso, uma vez que esse sistema não é prejudicial ao planeta.

Devido ao fato de sua fonte de energia possuir característica de ser renovável, inesgotável e limpa, esse meio acaba se tornando uma ótima opção para quem deseja diminuir a produção de gases poluentes no planeta, contribuindo assim com o meio ambiente.

Todavia, o sistema de energia solar também possui algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração antes da aquisição do produto, uma vez que esse sistema possui um alto custo de implantação e uma eficiência, sendo essa entre 10% e 25%.

Além disso, a reciclagem dos painéis solares não é muito acessível, dificultando esse processo para aqueles que o possuem.

De qualquer forma, um sistema de energia solar pode ser muito benéfico em distintos pontos, garantindo um planeta mais saudável e auxiliando em muitos outros aspectos.

Para escolher aquele que melhor se adequa com as suas necessidades, basta apenas levar todos os pontos citados neste artigo, colocando na balança as suas necessidades e como esse sistema pode supri-las.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário