| Em seu discurso de posse, o ministro da Educação Camilo Santana ressaltou que o foco da pasta será unir o país em um novo pacto para a alfabetização. Apesar de não ser um novo desafio, a taxa de crianças analfabetas cresceu em virtude da pandemia da Covid-19:
- Dados levantados pelo Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), houve um aumento de 66,3% de crianças entre seis e sete anos sem saber ler e escrever, passando de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021;
- Cerca
de metade das crianças em fase de alfabetização (47%) foram muito
prejudicadas por realizar as atividades escolares de maneira remota,
conforme aponta a "9ª onda da Pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias”.
Além da alfabetização e do letramento, a pandemia intensificou outras lacunas do ensino público:
- Segundo dados da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, as metas do PNE (Plano Nacional de Educação) estão caminhando paulatinamente e 45% delas estão em retrocesso;
- No Censo 2020, 22,7% dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental apresentavam discrepância na idade-série igual ou maior a dois anos escolares;
- O Relatório da Education at Glance 2021,
da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico),
mostrou que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental recebem o menor salário entre 40 países.
- O levantamento pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias
mostrou ainda que 34% dos estudantes estão tendo dificuldades para
controlar as suas emoções. Já para os alunos no Ensino Médio, esse
número sobe para 40%. Além disso, 24% dos alunos estão se sentindo
sobrecarregados e 18% estão tristes ou deprimidos.
Patricia Mota Guedes, nova superintendente do Itaú Social, está à disposição para comentar esses dados, assim como as perspectivas e os desafios para a educação nos próximos anos.
Você teria interesse numa entrevista? Seguem mais informações sobre a porta-voz:
Patricia
possui ampla experiência como gerente da área de Pesquisa e
Desenvolvimento, é graduada em Ciências Políticas pela Universidade do
Arizona Norte, e mestre em Administração Pública pela Universidade de
Massachusetts Amherst e em Políticas Públicas pela Universidade de
Princeton, nos Estados Unidos. Coordenou programas de educação e saúde
pelo governo do estado americano de Massachusetts e, no Brasil,
colaborou como pesquisadora e gestora de projetos educacionais no
Instituto Fernand Braudel, conceituado centro de pesquisas de São Paulo.
Desde dezembro de 2022, ocupa a superintendência do Itaú Social. |
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