MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Desafios do MEC para 2023 Fonte: Patricia Mota Guedes

 


Em seu discurso de posse, o ministro da Educação Camilo Santana ressaltou que o foco da pasta será unir o país em um novo pacto para a alfabetização. Apesar de não ser um novo desafio, a taxa de crianças analfabetas cresceu em virtude da pandemia da Covid-19:

  • Dados levantados pelo Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), houve um aumento de 66,3% de crianças entre seis e sete anos sem saber ler e escrever, passando de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021;
  • Cerca de metade das crianças em fase de alfabetização (47%) foram muito prejudicadas por realizar as atividades escolares de maneira remota, conforme aponta a "9ª onda da Pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias”.

Além da alfabetização e do letramento, a pandemia intensificou outras lacunas do ensino público:

  • Segundo dados da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, as metas do PNE (Plano Nacional de Educação) estão caminhando paulatinamente e 45% delas estão em retrocesso;
  • No Censo 2020, 22,7% dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental apresentavam discrepância na idade-série igual ou maior a dois anos escolares;
  • O Relatório da Education at Glance 2021, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mostrou que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental recebem o menor salário entre 40 países.
  • O levantamento pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias mostrou ainda que 34% dos estudantes estão tendo dificuldades para controlar as suas emoções. Já para os alunos no Ensino Médio, esse número sobe para 40%. Além disso, 24% dos alunos estão se sentindo sobrecarregados e 18% estão tristes ou deprimidos.

Patricia Mota Guedes, nova superintendente do Itaú Social, está à disposição para comentar esses dados, assim como as perspectivas e os desafios para a educação nos próximos anos.

Você teria interesse numa entrevista? Seguem mais informações sobre a porta-voz:

Patricia possui ampla experiência como gerente da área de Pesquisa e Desenvolvimento, é graduada em Ciências Políticas pela Universidade do Arizona Norte, e mestre em Administração Pública pela Universidade de Massachusetts Amherst e em Políticas Públicas pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Coordenou programas de educação e saúde pelo governo do estado americano de Massachusetts e, no Brasil, colaborou como pesquisadora e gestora de projetos educacionais no Instituto Fernand Braudel, conceituado centro de pesquisas de São Paulo. Desde dezembro de 2022, ocupa a superintendência do Itaú Social.

Itaú Social – Assessoria de Imprensa

Tamer Comunicação – 11. 3031-238

Elaine Alves - elaine@tamer.com.br - 11. 97514-0799

Jemima Bispo – jemima.bispo@tamer.com.br – 11. 91479-4284

Lucas Abreu Antonio - lucas.antonio@tamer.com.br - 11. 99580-9575

Coordenação: Ana Claudia Bellintane - anaclaudia@tamer.com.br - 11. 99849-5628

Nenhum comentário:

Postar um comentário