O Fiat Panda terá sucessor em 2023, porém, não mais como um hatch popular no mercado europeu. De acordo com a revista inglesa Auto Express, o modelo será um pequeno SUV, abaixo do Fiat 500x.
Além disso, ele será inspirado no conceito Centoventi, confirmado pelo próprio CEO da Fiat, Olivier François, que respondeu à pergunta sobre o conceito: “Exatamente, você está certo”.
François não confirmou o nome Panda, mas comentou: “O que é certo é que tenho agora a possibilidade de inventar um novo nome ou explorar algum nome lendário do passado”.
Ele completou: “Estou mais inclinado para o segundo, porque realmente temos esses modelos favoráveis, com muitos clientes satisfeitos”.
Decidido a falar mais sobre a novidade, Olivier continuou: “Então eu vou fazer um segmento B, e então será um novo Punto? Vai ser um super Panda? Eu não sei. Vamos descobrir. O que é muito importante, e é aqui que você tem meu total compromisso, é que obviamente à primeira vista — mesmo sem emblema ou marca — você o reconhecerá como um Fiat.”
Sem mais detalhes, o Novo Panda SUV deverá ser construído sobre a plataforma modular CMP, devidamente modificada para atender os requisitos do novo produto, que deve bater de frente com o Toyota Aygo X.
Isso significa que ele terá propulsão elétrica, mas com potência menor que os 136 cavalos e 26,5 kgfm dos compactos ex-PSA. Como deve ficar abaixo de qualquer proposta atual da Stellantis, pode medir entre 3,60 m e 3,80 m.
Provavelmente seu motor pode ser compartilhado do Fiat 500e para reduzir os custos, com as baterias indo de 30 kWh a 50 kWh. Também deve utilizar motor Firefly GSE de três cilindros, com opção CVT, automática ou de dupla embreagem, nas versões comuns, assim como MHEV.
Já a versão 4×4 pode abrir caminho para uma propulsão traseira elétrica, o que permitiria também que as versões híbridas ou elétricas atendam a esse segmento com tração nas quatro rodas.
[Fonte: Auto Express]
Nenhum comentário:
Postar um comentário