RICARDO DE OLIVEIRA / NOTICIAS AUTOMOTIVAS
A Nova Amarok 2023 ganhou mais um teaser e desta vez, tem mais detalhes a revelar. A próxima geração da picape média vendida no mercado nacional, será maior e mais robusta que a atual.
Com 5,35 m de comprimento, ela também ficará mais larga, passando de 1,95 m para 1,99 m. Desta forma, espera-se que atenda melhor aos requisitos dos mercados nos quais será comercializada.
Obviamente um deles será o Brasil, mas somente após o fim do modelo argentino ou convivendo com ele por algum tempo, visto que General Pacheco não fará essa nova geração.
A preferência lá deve ficar com a Tarok, menor e mais barata, que acabará com centralizar a maior parte das vendas de picapes da VW no Brasil e Mercosul.
Contudo, a Tarok não deve usar um EA189 2.0 TDI para rivalizar com a Toro Diesel, embora seja tecnicamente possível tal combinação.
Assim, o cliente da VW terá que optar pela velha Amarok (se quiser um diesel) até seu fim ou já partir para a nova geração, que terá seu EA897 3.0 TDI devidamente pronto para entregar mais de 260 cavalos.
Espera-se ainda que a Nova Ranger use esse propulsor da VW no lugar do Power Stroke britânico em determinados mercados.
A dúvida que paira é sobre a transmissão, que no caso do EA897 é associada com a ZF 8HP. Na Ranger, o câmbio predominante será o GM-Ford de 10 marchas.
Nas versões mais baratas, a Nova Amarok 2023 pode dispor do EA288 2.0 TDI, mais moderno e menos polêmico que o EA189, o pivô do Dieselgate.
Com produção confirmada para a África do Sul, a Nova Amarok 2023 não ganhará linha de montagem fora do país africano, pelo menos é o que se sabe no momento.
Feita numa planta de US$ 1 bilhão, a Nova Amarok 2023 deve ser enviada para todos os continentes, diferente da Nova Ranger fabricada por lá, que deve abastecer mesmo a Europa.
EUA, Argentina e Tailândia vão produzi-la também.
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