jusss hh

As fortes chuvas que atingem o município de Jussari provocaram uma série de transtornos na Zona Rural e no Distrito. Dezenas de famílias na região da Serra Verde e do Olímpio encontram-se isoladas, casas desabaram no Distrito de Areia Branca, pontes estão interditadas devido a cheia do rio Piabanha, algumas estradas estão intransitáveis devido ao deslizamento de terra.

Na semana passada os produtores da região de Zé Verdinho ficaram isolados devido a interdição de pontes naquela localidade, o problema foi solucionado em uma ação emergencial entre as Prefeituras de Itapé e Jussari, mas com as chuvas ininterruptas o tráfego novamente foi comprometido.
O abastecimento de água também foi prejudicado devido as intensas chuvas que aumentaram a turbidez da água do Rio Aliança onde é feita a captação de água que abastece a cidade. A alta turbidez dificulta e torna o tratamento mais demorado. Assim, o abastecimento de água está comprometido. A normalidade no fornecimento de água depende das condições do clima e será feita de forma gradativa.

Para o Prefeito Antônio Valete, é necessário uma intervenção direta do Governo da Bahia.

“Como Presidente do Consórcio Cima e tendo em vista a situação dos Municípios de Itaju do Colonia, Pau Brasil, Camacan, Canavieiras, Buerarema, Jussari, Itapebi e outros vou solicitar ao Governo do Estado uma ação mais próxima. O Governador já anunciou que vai montar uma base de apoio em Ilhéus mais creio ser necessário uma base no Município de Camacan, sede do Consórcio da Mata Atlântica ” enfatizou Valete.

Os municípios integrantes do Consórcio atingidos pela chuva, já decretaram situação de emergência, as cidades de Arataca, Itaju do Colônia, Pau Brasil e Mascote já possuem famílias desabrigadas.