O Fiat Punto não voltará ao mercado europeu. O hatch compacto premium da marca italiana não dará as caras novamente por lá, mas em 2023, haverá dois modelos para substituí-lo.
Sem substituto imediato na Europa, visto que o Tipo recente é um produto de baixo custo para pegar o Dacia Sandero, a Fiat quer agora ter seu equivalente ao Peugeot 208 no portfólio.
Contudo, pretende fazer isso com uma manobra diferente. A ideia é puxar o Fiat Panda para cima, aumentando seu porte para até 4,00 m. Nesse caso, se o hatch italiano virar um crossover, não se assuste.
Ele utilizará a plataforma STLA Small da Stellantis, que será uma evolução da atual CMP, visto que é bem recente e moderna, contemplando ainda versão elétrica. O Novo Panda em nada terá com o Fiat Pulse ou mesmo o Argo.
Assim como já vem fazendo há algum tempo, a Fiat atuará no Brasil com portfólio exclusivo, então, nada de Argo ou Pulse europeus. De volta ao velho continente, o fabricante de Torino terá ainda um modelo acima do Panda e esse será uma releitura do Fiat 500 atual.
Contudo, terá quatro portas e será 100% elétrico, de modo a atuar como um embaixador da marca com volume esperado. Assim como o Panda, deverá portar a STLA Small e ter porte abaixo do Tipo atual.
Espera-se aí que a sinergia com as demais marcas da Stellantis leve o Fiat “Gran 500” para autonomia em torno dos 400 km com baterias de 50 kWh ou maior.
Falando em Tipo, o que se sabe é que a família nascida na Turquia não seguirá adiante, matando assim hatch, perua e sedã na geração atual. Esta linha chegou a ser testada no Brasil, mas ficou apenas nisso, assim como os carros da Alfa Romeo recentes.
Outro que morre na Fiat é o 124, feito num acordo com a Mazda. A italiana não pretende ter carros esportivos e o foco ficará mesmo na linha Panda/500. Dessa forma, a marca tirará do mercado um rival da Dacia.
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