MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Aulas na pandemia agradam apenas a 13% dos estudantes de medicina, aponta pesquisa de startup nordestina

 


 

Levantamento realizado por startup especializada em saúde ouviu estudantes de 177 universidades, expondo carências no ensino médico. Soluções passam por parcerias entre instituições de ensino e novas plataformas online

 

As dificuldades na formação profissional a partir de métodos remotos foram escancaradas durante a pandemia no Brasil, em todos os níveis de educação. O contexto não é diferente dentro da área de medicina, que ficou ainda mais em evidência pela com o crescimento na demanda de profissionais para atuar na linha de frente da Covid-19. Pensando nisso, a startup Sanar, que atua em todo o Brasil na área de educação médica, fez uma pesquisa ouvindo estudantes de 177 diferentes faculdades de medicina do país. Os números apontam uma necessidade de melhoria nos métodos utilizados no ensino à distância praticado na pandemia. Entre os ouvidos, 87% se mostraram insatisfeitos (totalmente ou parcialmente) com o ensino prestado pela sua faculdade entre março de 2020 e maio de 2021.

 

Os estudantes das faculdades de medicina que aplicam o método PBL (Aprendizagem Baseada em Problema) tiveram ainda mais dificuldades em se adaptar ao novo modelo. Maria Fagundes, que está no sexto período, foi uma das que participou do levantamento e contou o quanto se sentiu desmotivada enquanto estudava à distância. “O que mais me desestimulava era só ter aula expositiva. As aulas são longas, não é uma coisa prática, só o professor falando, a interação do aluno é praticamente zero”, explicou.

 

Os prejuízos do alongamento do ensino à distância sem que os conteúdos sejam totalmente assimilados pelos estudantes são enormes, afetando diretamente a qualidade do atendimento de saúde da população brasileira. A estudante Maria Araújo relatou as dificuldades quando houve o retorno parcial das aulas presenciais. “Voltar é diferente. Foi um choque de realidade, a gente caiu de paraquedas no que já deveria estar adaptado. Enquanto eu estava só no EAD, não tinha tanta noção do que estava acontecendo, até voltar e ter o primeiro dia de ambulatório. Aí eu percebi que estava com medo de fazer anamnese, exame físico, o que eu já deveria tirar de letra”. A preocupação é também do estudante João Delgado, do quinto semestre. “Será que eu vou ser prejudicado pelo EAD? É o meu maior medo”. Ele complementa com uma pergunta feita por muitos estudantes neste momento: “Será que eu vou ser um mau médico por que estou nesse método”?

 

Parcerias com novas plataformas contribuem na compreensão dos assuntos

 

A utilização de ferramentas inovadoras de ensino à distância é uma realidade mundial e pode trazer excelentes resultados se aplicadas com metodologias e dinâmicas participativas, complementando atividades presenciais e atendendo às expectativas dos alunos. Algumas faculdades perceberam este cenário e buscaram parcerias com empresas de tecnologia que produzem conteúdo neste formato há mais tempo, como acontece em relação ao SanarFlix, plataforma de streaming especializada em medicina. “Minha memória funciona por imagem, e as aulas do SanarFlix são mais dinâmicas, trabalham muito com imagem”, explicou a estudante Maria Araújo. “Nós apoiamos milhares de estudantes e médicos do Brasil a fazerem uma medicina melhor, produzindo conteúdos dinâmicos, atualizados e chamativos, unindo forças com as faculdades e apresentando estas soluções aos alunos”, explica o médico Caio Nunes, executivo e co-fundador da Sanar, que tem mais de 300 mil clientes espalhados pelo país. “As instituições de ensino têm um papel fundamental e insubstituível na formação dos novos médicos, o que trazemos é um complemento, com linguagem e expertise que trabalhamos há mais tempo, sempre no ambiente virtual. A ideia é tornar o ensino agradável, sem perder de vista a expectativa pela volta das atividades presenciais na sua normalidade”, complementa.

 

O estudo mostra ainda que alguns centros de educação foram se adaptando no andamento da pandemia e melhorando a experiência dos seus alunos. “A faculdade já tinha uma plataforma para envio de trabalho, para envio de exercício de monitoria, mas não era muito utilizada. Aí com a pandemia eles adicionaram as opções de prova e videoconferência, todas as aulas são por lá, com os professores seguindo um padrão”, relata a estudante Thaís Cimino, que também utiliza conteúdo do SanarFlix, por meio de uma parceria entre a faculdade e a Sanar. 

 

Sobre o Sanarflix

 

O Sanarflix é um canal de streaming de medicina, com um catálogo de aulas das mais diversas áreas médicas, incluindo questões e materiais complementares. Atualmente, o serviço é utilizado por pelo menos um terço dos estudantes de medicina brasileiros, cerca de 70 mil pessoas. Além do Brasil, os conteúdos são acessados em mais seis países.

 

Para acessar

https://www.sanarflix.com.br

 

Teste gratuito

https://www.sanarflix.com.br/assine/

 

Informações para a Imprensa

 

Victor Lopes

PR Sanar

sanarimprensa@gmail.com

71.9.8141.2211

Caio Nunes - Médico e Executivo da Sanar

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