MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2019

Novo Peugeot 2008: mais inteligente e feroz que o nacional


O leitor que acompanha o HD Auto conferiu, recentemente, detalhes da linha 2020 do Peugeot 2008. O utilitário-esportivo (SUV) passou por uma plástica na seção frontal, que o deixou mais agressivo e também passou a combinar o motor THP 1.6 de 173 cv com uma caixa automática de seis marchas. Fatores que colocaram o leão em pé de igualdade para competir com os demais jipinhos do mercado. Mas como a grama do vizinho sempre é mais verde, a nova geração acaba de ser revelada na Europa e dá um banho no modelo construído em Porto Real (RJ).
Assim como a nova geração do hatch 208, o SUV já nasce com uma versão totalmente elétrica, o e2008 (na foto em azul). Essa opção conta com uma unidade de 100 kW, equivalente a 136 cv e 26 mkgf de torque. O motor é alimentado por baterias de 50kWh, que segundo a Peugeot oferecem autonomia de 310 quilômetros.
As versões a combustão contam com cinco opções, sendo três da unidade três cilindros 1.2 PureTech com potências de 100 cv, 130 cv e 155 cv, além de opções de caixa manual de seis marchas, ou automática de oito velocidades. Há duas versões da unidade turbodiesel BlueHDi, que também pode receber caixa automática ou manual.
Desenho
As linhas do 2008 seguem o estilo dos irmãos 3008 e 5008, com formas mais robustas, tipo Gato Guerreiro. A área frontal ganhou filetes em LED que remetem a dentes do felino e removem por completo o semblante pacato da primeira geração. Sacou o trocadilho?
Por dentro, também evoluiu e herdou elementos dos parentes mais sofisticados. Destaques para a nova geração do i-Cockpit, que passa a ser totalmente digital. Esse conceito de quadro de instrumentos suspenso, acima do volante, segundo a Peugeot, oferece melhor leitura e reduz o tempo que os olhos deixam de focar na estrada. Ele ainda permite diversas configurações de dados de navegação, como é de praxe nos automóveis atuais.
Junto com o novo painel, o 2008 também recebeu nova tela central do sistema multimídia, com 10 polegadas. A arquitetura interna segue o padrão do 3008 com um teclado de comandos abaixo da central, neles é possível ajustar climatização e demais recursos.
Inteligente
Se o estilo e as opções de motor levam o 2008 fluminense para a Idade Média, o pacote de assistentes de condução torna o emblema no jipinho nacional uma pintura rupestre. A nova geração conta com controle adaptativo de cruzeiro, sistema de evasão (que não apenas freia, mas também muda de faixa em risco de colisão), frenagem de emergência, detecção de pedestre, alerta de cruzamento e estacionamento automático.
Brasil
E como fica a situação do 2008 no Brasil? Por aqui, as chances de o novo jipinho substituir o atual são bastante remotas. Isso porque o novo 2008 demandaria um investimento muito alto na planta de Porto Real. Lembrando que a unidade já tinha recebido um aporte de cerca de R$ 500 milhões para o desenvolvimento do C4 Cactus. Além disso, é um carro bem mais caro que o atual.
A saída seria a importação via Argentina. A fabrica portenha é cotada para fabricar o novo 208 e também o jipinho. As apostas são de que eles cheguem por aqui entre 2021 e 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário