MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2019

Corte de 100 bilhões na Previdência, liberação de 100 bilhões para maior consumo



Resultado de imagem para paulo guedes
Paulo Guedes se tornou uma espécie de contradição ambulante
Pedro do Coutto
Uma contradição chamada Paulo Guedes: ao mesmo tempo em que, através do projeto de reforma da Previdência, o titular da Economia defende o corte de 100 bilhões de reais por ano atingindo aposentadorias e pensões, de outro lado ele divulga que, ainda este ano, o governo deve liberar 100 bilhões de reais para estimular crédito e em consequência o consumo da população. Uma atitude colide com outra, sobretudo porque a ideia central de Paulo Guedes é fazer com que os bancos concedam mais créditos à sociedade.
Reportagem de Victor Farias, Renata Vieira e Eliane Oliveira, O Globo de ontem, focaliza o assunto. A matéria foi publicada com grande destaque, como é natural. Entretanto, quando digo uma contradição chamada Paulo Guedes, cotejo duas iniciativas totalmente opostas e partidas de um mesmo governo.
PARADOXO – O Ministro Paulo Guedes, ao defender a reforma da Previdência, anunciou que vai causar uma economia de 100 bilhões de reais por ano, o que seria um total de 1 trilhão de reais. Ao mesmo tempo ele propõe ao Banco Central que libere 100 bilhões de reais este ano para estimular o crédito.
A engrenagem anunciada revela como alvo a redução dos recursos financeiros que os bancos têm que manter imobilizados em caixa e promover a distribuição das parcelas visando um reflexo na estimulação de crédito.
Com isso esse homem fatal de Nelson Rodrigues, espera que com a diminuição do compulsório o sistema bancário brasileiro possa liberar mais créditos tanto a pessoas físicas quanto a empresas. Não há na informação nenhuma barreira no que se refere aos juros cobrados pelos empréstimos.
ENDIVIDAMENTO – Como se constata uma das consequências de tal liberação destina-se indiretamente a promover ainda mais endividamentos por parte dos que contratarem apoios financeiros em forma de créditos.
Além disso, a ampliação do endividamento vai causar, digo eu, inadimplências maiores do que aquelas que se registram até agora. Um pêndulo oscila entre as duas ideias. Acontece que a liberação de 100 bilhões para os bancos somente pode causar um efeito favorável a população se ela não contrair maiores dívidas do que as em vigor até hoje.
OUTRO ASSUNTO – Surgiram na imprensa e nas redes sociais notícias sobre as desocupação dos edifícios da Rua Real Grandeza, sede de Furnas, segunda maior estatal do país. Uma parte dos servidores seria transferida para o prédio da Eletrobrás na Av. Presidente Vargas, na Candelária. Outra parte para Jacarepaguá. O que será feito dos vários prédios em que Furnas funciona hoje não se sabe ao certo.
É uma estranha questão a ser decifrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário