O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)
iniciou, nesta quinta-feira (27), o emplacamento de veículos no padrão
Mercosul. O primeiro carro a receber a nova identificação foi um Ford
Ecosport Freestyle, registrado em Salvador. A placa tem fundo branco com
uma faixa azul, quatro letras e três números, bandeira do Brasil,
emblema do Mercosul, marca d’água e um código de barras bidimensional
(QR-Code), que garante a rastreabilidade e evita fraudes. Para atender à
demanda reprimida no setor, por conta do feriado do Natal e da
atualização do sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran),
órgão federal que determinou a mudança, o Detran ampliou o horário de
atendimento para quem pretende emplacar o carro ou a moto. Nesta quinta
(27), o serviço vai funcionar até às 18h; na sexta (28), das 8h às 18h;
no sábado (29), das 8h às 12h. O novo modelo é obrigatório para veículos
zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade e estado,
mudança de município e categoria e troca de placas atuais danificadas.
Não há prazo para que a exigência alcance toda a frota do estado, mas a
fabricação da antiga placa cinza está proibida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário