MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de outubro de 2018

Epidemia sem explicação atinge Salvador

dermatite
27.Outubro.2018  JORNAL A REGIÃO

Epidemia sem explicação atinge Salvador

e região metropolitana, com um tipo de dermatite. Segundo as secretarias de Saúde de Salvador e da Bahia, o número de casos ainda não é exato, mas as pessoas mostram os mesmos sintomas: manchas avermelhadas na pele, coceira e pequenas lesões em alguns casos.
A Secretaria de Saúde de Salvador informa que, até o momento, foram registrados 32 casos de dermatite na cidade. Já a Sesab diz que o número de casos é bem menor, apenas 17, tanto em Salvador como em Lauro de Freitas.
O maior número de casos está na região do bairro Patamares, em Salvador, mais precisamente no Condomínio Greenville, um conjunto residencial com 18 torres de apartamentos que abriga cerca de 1.622 famílias.
O local fica ao lado do Parque Metropolitano da lagoa de Pituaçu, uma das principais áreas de Mata Atlântica de Salvador. Cristiane Cardoso, subcoordenadora da vigilância epidemiológica de Salvador, diz que a doença deve estar relacionada a algum inseto.
Essa possibilidade se baseia nas características das lesões e região onde surgiram. “A maioria dos casos apresenta um ponto semelhante aos deixados por picadas”. A lagoa e a mata aumentam as possibilidades do surte ter sido causado por um inseto.
Chance de Zika?
Até o momento, os testes feitos em laboratório descartaram a possibilidade de o atual surto ter relação com o Zika virus, que possui os mesmos sintomas. Mesmo assim, as autoridades ainda não descartaram esta hipótese.
Segundo Cristiane, os casos dessa dermatite ainda estão sob investigação e não foram estabelecidos sintomas a ser incluídos durante o período de análise. Ela estima que o surto tenha iniciado em outubro.
Ela sugere que as pessoas que apresentarem uma dermatite como os mesmos sintomas não cocem as regiões afetadas, para que não se formem lesões. “Ao ferir a pele, existirá um risco maior de infecções e complicações”.
O Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) instalaram algumas armadilhas ao redor do condomínio para capturar e identificar os insetos da região. Também foram coletadas amostras de sangue dos afetados para análise.
Caso a dermatite cause muito incômodo, a pessoa deve procurar um médico especialista em dermatologia e não se automedicar. Se não possuir um plano de saúde, a opção é um pronto socorro, onde deve relatar os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário