MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Para venezuelanos em êxodo, Brasil não está em crise econômica

Postado em 30/08/2018 7:45 DIGA BAHIA1
“Quando meu filho de nove anos entrou no supermercado aqui em Boa Vista e viu as prateleiras cheias, ele disse que se sentia um milionário. Você sabe o que é uma criança de nove anos dizer que se sente milionário? Ele se sentia no céu mesmo”.
O depoimento de Jaasiel Herrera Lujano, venezuelano de 30 anos que há quatro meses vive na capital de Roraima, traduz um sentimento comum entre os imigrantes que deixaram a Venezuela e se refugiaram no Estado menos populoso e um dos mais pobres do Brasil: a sensação de alívio e esperança por terem deixado para trás um país onde a inflação é escandalosa (648% ao ano) e a crise de abastecimento é grave.
Os venezuelanos entrevistados pela reportagem do R7 afirmam não enxergar em Boa Vista ou em Pacaraima — na fronteira — os sinais da crise econômica que diminuiu a renda média do trabalhador brasileiro e mantém mais de 13 milhões de pessoas na fila do desemprego.
Ex-sargento do Exército venezuelano (a Força Armada Nacional Bolivariana), Herrera conta que se tornou um desertor após ficar cinco dias fora de casa para a realização de demonstrações militares e encontrou os filhos passando fome em casa.
— Quando eu voltei, meus filhos só tinham manga em casa para comer. Foi aí que eu decidir ir embora do meu país.
Após fugir da Venezuela há quatro meses, Herrera trouxe na semana passada para Boa Vista o restante da família — mulher, dois filhos, mãe e outros parentes —, que ele alegam estarem sofrendo ameaças em seu país.
O casal foi encontrado pela primeira vez pela reportagem em frente à sede da Polícia Federal na capital roraimense, com um isopor sobre uma bicicleta, vendendo bolinhos de carne típicos da Venezuela.
Ao lado deles, Luis Vallenilla, de 36 anos, um ex-funcionário de uma fabricante de vidros em Puerto Ordaz, vende suco de limão e chicha a R$ 1,00. Ele está há cinco meses em Roraima, mas sonha em deixar a cidade e “avançar pelo Brasil”.
— Dizem que o Brasil passa por problema de emprego, mas o que nós vivemos não se compara. A Venezuela tem emprego, mas o salário não é suficiente.
Os desafios de ser ambulante
O trabalho de ambulante, principalmente com a venda de café, sucos e comidas, mas também de produtos da Venezuela, é a principal fonte de renda dos imigrantes no Brasil.
Eles alegam que esse tipo de trabalho rende uma grana imediata, embora muito baixa, mas suficiente para comprar produtos básicos, como pão, leite ou um saco de arroz.
“Pouco dinheiro aqui é muito na Venezuela”, diz Ernesto Hernandez, de 44 anos, que mora com sua companheira em uma barraca em frente ao abrigo do Exército no Jardim Floresta. O casal e dezenas de outros venezuelanos ficam na rua à espera de uma vaga no abrigo.
Enquanto observa uma família venezuelana preparando uma panela de arroz e pedaços de peixe frito, em um fogareiro de pedra, Hernandez faz as contas do preço do arroz no Brasil e em seu país.
— Quanto custa um saco de arroz? R$ 3,00? Na Venezuela custava 3 milhões de bolívares. É quase um salário mínimo. Aqui no Brasil, pelo menos, dá pra viver com um salário mínimo.
O alívio dos venezuelanos, no entanto, é parcial. O sonho deles é ter um emprego fixo, de carteira assinada, e poderem pagar um aluguel por mês. E sabem que, como ambulantes, é apenas um recomeço da vida. Mas o desemprego e a falta de trabalho é um drama diário.
Para quem está em Boa Vista, é mais seguro trabalhar como ambulante ou limpando vidros no farol. Já quem vive em Pacaraima relata insegurança e perseguições, principalmente após o ataque a um grupo de venezuelanos há quase duas semanas, deflagrada após a agressão a um comerciante local.
“Eles correm atrás da gente e tomam nossas coisas”, diz Zuri Torres, de 42 anos, que há dois meses mora debaixo de uma lona, junto de outros oito parentes, próximo da linha que divide os dois países.
— Queremos ir mais para dentro do Brasil, mas como vamos fazer? Como a gente faz pra comer se não nos deixam trabalhar?

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário