Passeio na Nova Zelândia passa por paisagens só acessíveis de trem.
Trajeto começa em estação considerada uma das mais bonitas do mundo.

O passeio mais popular é o que vai de Dunedin, cidade litorânea na ilha sul, famosa por sua universidade, a maior do país, até Pukerangi – com extensão uma ou duas vezes por semana até o vilarejo de Middlemarch. A maior parte dos passageiros faz o trajeto de ida e volta, que até Pukerangi dura no total quatro horas.
A ferrovia começou a ser construída em 1887, e funciona atualmente para passeios turísticos (Foto: Dunedin Railways/Divulgação)O passeio feito pelo G1 foi apenas de ida, até Pukerangi. Foram cerca de duas horas, com uma parada e algumas reduções de velocidade para fotos, para completar 58 km.
Trajeto passa pelo desfiladeiro Taieri, formado a milhares de anos pelo rio de mesmo nome (Foto: Juliana Cardilli/G1)O trem avança pelo desfiladeiro de uma maneira que hoje parece fácil, mas que exigiu a construção de dez túneis – o mais longo com 437 metros - e diversas pontes e viadutos. Apesar das mudanças, a ferrovia de alguma maneira se funde com a natureza, em uma simbiose na qual uma parece completar a outra perfeitamente.
Viagem passa por pontes e viadutos de ferro construídos há mais de 100 anos (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Trem faz pelo menos uma parada e reduz a velocidade algumas vezes para os turistas fazerem fotos (Foto: Juliana Cardilli/G1)A viagem é feita para a contemplação – o importante não é o destino em si, mas o caminho por onde se passa, a ação da natureza, e a sensação de se estar em um local único, isolado, no qual é possível voltar no tempo e reduzir a velocidade da vida para prestar atenção no que é único.
Casa é uma das poucas construções vistas no caminho, que tem 58 km e dura duas horas (Foto: Juliana Cardilli/G1)A ferrovia começou a ser construída no fim do século XIX e entrou em operação no início do século XX. Ela funcionou até 1990, quando as linhas de carga foram fechadas. Logo depois, o serviço de trens de turismo começou a operar, chegando à maneira como é oferecido atualmente.
O início da construção da ferrovia coincidiu com o período em que Dunedin era o centro comercial da Nova Zelândia – a cidade foi a primeira a ser construída no país. O novo caminho servia principalmente para o transporte de cargas, como bens de consumo e matéria-prima.
Estação de trem de Dunedin é considerada uma das mais bonitas do mundo (Foto: Dunedin Railways/Divulgação)Mais de 100 anos depois, ela conserva sua glória, combinando o estilo arquitetônico flamengo-renascentista com o revestimento externo, que tem pedras brancas calcárias locais claras, chamadas de Oamaru, e rochas negras basálticas. A estação é grandiosa e cheia de detalhes, chamando a atenção no centro de Dunedin, que mesmo com mais de 110 mil habitantes conserva o estilo de pacata cidade do interior.
Estação de Dunedin tem acabamento luxuoso; ela foi construída em 1906 (Foto: Dunedin Railways/Divulgação)
A
principal plataforma de embarque, com um quilômetro de extensão, é a
maior do país, e vira palco do principal desfile de moda da ilha sul
todo mês de outubro (Foto: Dunedin Railways/Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário