MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ação estende roupas em varal em rua na Bahia para uso de quem precisa


Calças, jaquetas, casacos e vestidos estão expostos em canteiro em Feira.
No primeiro dia da ação, peças já se esgotaram; iniciativa volta na sexta (3).

Do G1 BA
Varal solidário (Foto: Rose Leal/Blog Barbarella Moderna)Varal solidário (Foto: Rose Leal/Blog Barbarella Moderna)
Quem passa pela Avenida Maria Quitéria, no centro da cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, encontra um detalhe inusitado: varais colocados numa área pública, no canteiro central da pista, com variados tipos de roupas estendidas. As peças não possuem donos e podem ser recolhidas por qualquer pessoa. A ideia foi de lojistas de um shopping da região que se reuniram para fazer campanha solidária para ajudar pessoas que não têm roupas para se agasalhar.
Varal solidário (Foto: Rose Leal/Blog Barbarella Moderna)Varal solidário em Feira de Santana.
(Foto: Rose Leal/Blog Barbarella Moderna)
Os varais - cinco ao todo - foram instalados na manhã desta quarta-feira (1º) presos a árvores. As roupas são doadas pelos próprios lojistas, por clientes do estabelecimento comercial e por curiosos que passam pelo local e se sensibilizam pela causa. As peças passam por uma triagem para que possam ficar exposta apenas as que estão em bom estado e conservação.
"São calças masculinas e femininas, jaquetas, casacos, vestidos, saias, blusas. Enfim, uma série de roupas. Quem quer doar, basta ir ao local e colocar as peças no varal. Como está na rua, qualquer pessoa que necessite pode chegar e pegar. Hoje, colocamos as roupas nos varais sem aviso prévio, para não ter aglomeração. Mas mesmo assim muita gente apareceu para pegar as roupas. À tarde, todas os varais estavam vazios", afirmou Maria Tereza, gerente de uma das lanchonetes do shopping. Ela ajudou a organizar a campanha e afirma que, na sexta-feira (3), novas roupas serão colocadas no mesmo ponto.
Ela contou que viu uma campanha parecida num programa "Encontro com Fátima", da TV Globo, e que, então, decidiu mobilizar os colegas. "Vi a história de três gaúchas que resolveram fazer uma faxina em seus armários e fazer uma espécie de varal solidário. Fiquei sensibilizada e convidei os demais lojistas durante um café. Eles também abraçaram a causa, sobretudo num momento de chuva como agora, no qual as pessoas precisam mais ainda de agasalhos", destacou.
Para Maria Tereza, a opção por colocar as roupas em área pública foi para que mais pessoas necessitadas possam ter acesso às doações. "Quando a gente faz doação para uma instituição, por exemplo, apenas as pessoas de lá é que vão poder ter acesso ao que foi doado. Nesse caso, não. Quando se coloca na rua, aumenta as chances de mais pessoas verem e pegarem. Tomara que essa ideia se alastre e chegue a mais cidades para que mais pessoas possam ser ajudadas. É uma alegria muito grante ver as pessoas pegando as roupas. Fico muito emocionada em em imaginar que muitas pessoas que nem têm o que vestir possam dormir aquecidas", disse.
A gerente de uma das lojas de roupas do shopping da região, Tinne Cavalcante, também se solidarizou. "Nunca tinha pensado em nada igual, ainda mais em se tratando de ações como essas que podem ajudar quem mais precisa. E, além disso, não apenas nós comerciantes nos envolvemos. Muitos que passam de carro na avenida também param para pendurar roupas. Super interessante", comentou.
Varal solidário (Foto: Rose Leal/Blog Barbarella Moderna)Lojistas de shopping se organizaram e montaram 'varal solidário'. (Foto: Rose Leal/Blog Barbarella Moderna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário