MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de março de 2015

Além das grandes industrias cervejeiras


Antes habituados a consumir apenas pilsen, os brasileiros passaram a se interessar por cervejas de outros sabores e texturas. As chamadas cervejas especiais, que, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), reúnem as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium, ocupam hoje 5% do mercado e têm previsão de dobrar o […]
 
 
Antes habituados a consumir apenas pilsen, os brasileiros passaram a se interessar por cervejas de outros sabores e texturas. As chamadas cervejas especiais, que, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), reúnem as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium, ocupam hoje 5% do mercado e têm previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos.
Percebemos esse aumento de interesse em cervejas especiais quando nos deparamos com um número imenso de pequenos cervejeiros que têm tido um grande destaque no cenário nacional. Tanto no Brasil quanto em outros países, está sendo comum encontrar um produtor por bairro, o que não fermenta em uma cervejaria, embora pequena, o faz em casa.
São comercializados no mercado virtual centenas ou até milhares de kits para elaborar sua própria cerveja em casa. Isso é muito interessante e atrativo, uma vez que aqueles que têm interesse em produzir uma cerveja artesanal começarão a estudar mais sobre o tema e degustar outras cervejas artesanais a fim de buscar uma em que possam se espelhar.
Sem dúvidas, o aumento desse interesse em cervejas mais “rústicas” faz com que o consumo seja mais moderado, pois os consumidores começam a apreciar, e não a “encher a cara”.
É importante, contudo, ler sobre o tema e buscar cursos relacionados a ele.

Seguem algumas dicas para os apaixonados como eu!
O saboroso exercício de harmonizar
Se não param de surgir cervejas especiais nos bares e nos restaurantes da cidade, aumenta também o interesse por aprender a harmonizar tantos tipos de cervejas com diferentes opções de comida.
Ao servir uma comida de sabor suave, o ideal é que a cerveja seja igualmente leve. Se, neste caso, servirmos uma cerveja muito forte, a bebida vai sobressair. E, na harmonização, procuramos ressaltar os sabores tanto do alimento como da cerveja. É um exercício gostoso que trabalha sua intuição.
- Queijo de minas frescal: O sabor do minas é suave e combina com uma cerveja leve, como a PilsenLager.
- Gorgonzola: A Weiss Beer tem elementos de cravo e de banana que se contrapõem ao sabor picante do queijo.
- Carne vermelha: A alta potência alcoólica (a partir de 8º GL) da Belgian Strong Ale harmoniza com o sabor intenso da carne. Os aromas torrados da cerveja combinam com o sabor também torrado da carne.
- Espaguete: Massa com molho de tomate, por exemplo, combina com a cerveja Pilsen. Leve, ela garante equilíbrio entre a acidez e o sabor preponderantes do molho de tomate e as notas suaves da cerveja.
- Chocolate ao leite: A Fruit Beer de framboesa vem com a fruta vermelha, que combina com o amargor e com o doce do chocolate. A mistura remete a uma torta floresta negra.

Um ótimo fim de semana e muito sabor e cervejas a todos!
Apoio:
La Bona Paella Restaurante Espanhol
Rua 30, nº 177, Setor Marista, Goiânia
Reservas: (62) 3548 1271 ou
reservas@labonapaella.com.br
Wanderson Brasil, Eno-Sommelier
Instagram: @wandersonbrasil
WhatsApp: (62) 8193-9608



Nenhum comentário:

Postar um comentário