MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Tradicional terreiro do Gantois recebe visita de rei nigeriano em Salvador


Alaafin de Oyo, Oba Adeyemi III participou de cerimônia na capital baiana.
Rei agradeceu o acolhimento e disse estar emocionado com a visita.

Do G1 BA
O tradicional terreiro do Gantois, no bairro da Federação, em Salvador, recebeu nesta quinta-feira (31) a visita do rei nigeriano da cidade de Oyo, Alaafin de Oyo, Oba Adeyemi III. Juntamente com uma comitiva de mais de 20 pessoas, ele visitou o memorial da mãe Menininha e palestrou para uma casa lotada de adeptos do Candomblé. (Veja no vídeo acima como foi parte da cerimônia de acolhimento ao rei Alaafin).
"Eu realmente gostaria de dar saudações, profundamente, do coração. Estou muito emocionado, e esta mãe, que está aqui ao meu lado, lembra-me de todas as grandes mães que já moraram no nosso palácio de Oyo", disse o rei, em referência a mãe Carmem, filha de Mãe Menininha e atual Iolorixá do terreiro.
"O povo do candomblé celebra essa união, esse vínculo forte que existe entre a África, o Brasil e a Bahia. Nesse momento nos sentimos alegres e felizes em ver irmaos unidos no mesmo objetivo, que é a fortificação do axé, é um momento de muita emoção, estamos que não aguentamos de felicidade, e ele também, sinto uma recíproca maravilhosa", disse a Ialorixá do terreiro.
 A visita da comitiva nigeriana encerra a programação do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado entre o Brasil e a Nigéria, que começou na segunda (28) e vai até esta quinta-feira (31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário