MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Indea-MT decide ampliar equipes para diagnosticar estomatite em animais


Incremento de profissionais foi motivado por interdição da MT-170.
Produtores de Castanheira reclamam de falta de acesso a alimentos.

Amanda Sampaio Do G1 MT
Secretário de Agricultura de MT, Luiz Carlos Alécio e presidente do Indea, Maria Auxiliadora Diniz, conversam com pecuaristas de Castanheira (Foto: Arquivo/Max Magno de Campos )Secretário de Agricultura de MT, Luiz Carlos Alécio
e presidente do Indea, Maria Auxiliadora Diniz,
conversam com pecuaristas de Castanheira
(Foto: Divulgação/internauta)
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) vai reforçar o número de equipes para diagnosticar animais com sintomas de estomatite vesicular na região de Castanheira, município a quase 800 quilômetros de Cuiabá. Passarão de oito para 33, segundo a presidente do órgão, Maria Auxiliadora Diniz.
Desde o início da semana novos veterinários e auxiliares têm sido encaminhados ao município onde, até o momento, 36 casos da doença foram confirmados em seis propriedades focos.
A decisão do órgão foi acertada após o pedido feito pelos próprios pecuaristas da região. Eles se reuniram com a direção do Indea, o secretário de Agricultura do estado, Luiz Carlos Alécio, e uma fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Entre as 8h de segunda-feira (28) e 14h desta terça-feira (29) os criadores interditaram um trecho da rodovia estadual MT-170, que liga Castanheira a Juína. Os produtores alegavam falta de agilidade nas visitas dos médicos veterinários às propriedades.
A interrupção no tráfego de veículos foi feita a 800 metros do perímetro urbano de Castanheira. De acordo com a Polícia Militar, o manifesto foi pacífico e formou 2 quilômetros de congestionamento, já que muitos veículos usaram estradas vicinais para seguir viagem. A interdição foi organizada por produtores de leite da Associação dos Produtores de Leite de Castanheira (Aprolec).
O presidente Ivan Rios conta que uma das reivindicações era a solicitação ao Indea de mais médicos para a região para cuidar dos casos da doença. Ao governo estadual, foi solicitado auxílio na alimentação do gado das propriedades infectadas e ainda deve se pronunciar.
Segundo Rios, os produtores de leite não podem ir até outra propriedade localizada a 17 quilômetros do município para comprar o milho triturado para alimentação do gado.
Propriedades rurais em Castanheira são interditadas após investigação sanitária (Foto: Idemar Marcatto/TVCA)Propriedades rurais em Castanheira são interdita-
das (Foto: Idemar Marcatto/TVCA)
“O gado tem perdido peso e, com essa interdição, não podemos comercializar os animais jovens para ter dinheiro para comprar comida. Estamos atados totalmente", afirma o presidente da Aprolec.
A coordenadora de Controle de Doenças Animais do Indea-MT, Daniella Soares, esclarece que os produtores que as propriedades estão interditadas para o trânsito de pessoas, animais e veículos. "Mas aqueles que tiverem dúvidas sobre como fazer o transporte de alimentos para os animais, podem procurar a coordenação de campo do Indea no município para saber como proceder", diz.
Ela acredita que os fóruns de discussão que passarão a ocorrer entre a comissão criada na terça (29) por representantes do setor em Castanheira e a coordenação de campo do Indea-MT resolverão as principais dúvidas dos produtores.
A comercialização do leite dos animais doentes é permitida, desde que passe pelo processo de pasteurização. No município há dois laticínios para os quais os produtores entregam a produção. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que em junho a produção de leite de Castanheira entregue a estas duas unidades foi de 24.859 litros/dia e em julho de 2013 foi de 26.936 l/dia.
Equipes em campo
As equipes do Instituto fazem um diagnóstico, examinando os animais e, se encontradas as lesões da estomatite, interditam as propriedades. “As propriedades ficarão interditadas até 21 dias após o último animal doente manifestar os sintomas da doença”, explicou a presidente do órgão, Maria Auxiliadora Diniz, ao G1.
Há 40 dias, um muar e um bovino foram diagnosticados com estomatite vesicular em uma propriedade de Castanheira. Conforme o Indea, até o dia 24 de julho, foram interditadas 210 fazendas e mais de 10 mil animais foram inspecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário