MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de julho de 2014

Pacientes esperam mais de um ano por consulta em posto do ES


Sesa informou que está trabalhando para aumentar atendimento do estado.
Município da Serra diz que parte dos encaminhamentos são equivocados.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Pacientes que dependem do sistema público de saúde estão indignados com a demora para realizar uma visita a médicos especialistas em uma unidade de saúde localizada no bairro Serra Sede, na Serra, Grande Vitória. Alguns deles possuem pedidos de agendamento para consultas médicas registrados no ano de 2012, mas, até julho de 2014, não conseguiram obter nenhum retorno. O secretário estadual de Saúde, Tadeu Marino, informou que o governo está trabalhando para aumentar a oferta de vaga com especialistas.
Uma das pessoas que sofre com a demora de atendimento na unidade de saúde é o marido da artesã Marinete Kuster, que aguarda para ser atendido por um cardiologista desde março de 2013. Ela demonstra a sua insatisfação perante o descaso. "A gente esperar dois anos ou no mínimo um ano e quatro meses, como nós estamos esperando, eu fico revoltada. A palavra seria essa", desabafou. E esta não foi a primeira vez que o paciente esperou meses para ser atendido. Antes, o marido de Marinete precisou passar por um gastroenterologista, mas, por causa da demora, acabou desistindo.
Outra paciente que luta para poder ser atendida é a dona de casa Eliana da Silva. Sentindo fortes dores, ela precisa de atendimento médico para comprar o medicamento, mas não consegue se consultar. "O atendimento está bom, desde que você não precise de uma especialidade. Porque a partir do momento que você precisa de uma especialidade, você não consegue", contou.
Eliana cobra uma solução que, assim como as consultas, está demorando a chegar. "Desde 2012 eu estou com um pedido para reumatologista. Estou com 42 anos, sinto muitas dores. Vai esperar eu completar os 70 para conseguir isso? Aí já não adianta mais. E fica um jogo de empurra empurra. A gente vem até o posto, a diretora diz pra mim que o pedido está na Secretaria de Saúde. Eu ligo para lá e ela fala que eu tenho que resolver com o meu posto, com a minha unidade regional. E eu quero saber até quando vai isso", declarou Eliana.
No caso da também dona de casa Clarice Almeida, essa situação chegou a pesar no bolso. "A cirurgia da minha vista eu esperei um ano. Como eu estava precisando muito operar a vista, a catarata já estava bem avançada, meus filhos me ajudaram e eu fiz particular", relembra. Ela, que já possui seis protocolos para marcar as consultas, reclama que a resposta é sempre a mesma. "A gente entrega o papel lá e eles dizem que a gente tem que esperar, que eles vão ligar para avisar que foi marcado. É só isso que eles falam pra gente"
Em entrevista ao Bom Dia Brasil, o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, explicou que 40% dos encaminhamentos realizados são equivocados ou precipitados. Ou seja, eles poderiam ser resolvidos pelo médico da rede básica de saúde. "Esses são os grandes desafios: estruturar a rede básica para que ela resolva 80% dos problemas", disse.
Também em entrevista, o secretário Estadual da Saúde, Tadeu Marino, explicou que o órgão está trabalhando para suprir essa demanda. Segundo Tadeu, além de concursos públicos, estão sendo construídos três centros de de especialidades no interior do estado, nos município de Linhares, Nova Venécia e Santa Teresa, "para que diminua o fluxo de pessoas que vem para a cidade e sobrem mais concultas aqui na região metropolitana. Eu acho que é um trabalho árduo intensivo de você aumentar a contratação de profissionais, aumentar a oferta de serviço também no interior, para que essa carência possa diminuir ou até desaparecer, que é o sonho de todos nós", concluiu.

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