MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de julho de 2014

Pela 1ª vez em 4 edições, Flica terá homenageado: Mãe Stella de Oxóssi


Evento será realizado entre 29 de outubro e 2 de novembro, na Bahia.
João Ubaldo Ribeiro seria uma das atrações e será tema de debate.

Lílian Marques Do G1 BA
Mãe Stella e Emanuel Mirdad Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Mãe Stella e Emanuel Mirdad no lançamento da Flica na Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)
A quarta edição da Feira Internacional de Cachoeira (Flica), realizada na cidade no Recôncavo Baiano, foi lançada nesta terça-feira (29), em Salvador, no auditório da Rede Bahia, parceira do evento literário. Na ocasião, o presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior, anunciou que a escritora baiana Mãe Stella de Oxóssi será a homenageada do evento, que acontecerá de 29 de outubro a 2 de novembro.
Presidente da Rede Bahia destacou importância de João Ubaldo (Foto: Lilian Marques/G1)Presidente da Rede Bahia destacou importância de
João Ubaldo (Foto: Lilian Marques/G1)
Ele lembrou também que, esse ano, o escritor e acadêmico baiano João Ubaldo Ribeiro seria um dos convidados. Ele morreu no dia 18 de julho, no Rio de Janeiro, onde morava.
"Esse anos teríamos a presença de João Ubaldo, que infelizmente morreu. Mas teremos uma mesa em homenagem a ele, a 'Viva João Ubaldo', que deixou uma obra fabulosa na literatura", disse Antônio Carlos Magalhães Júnior.
Um dos organizadores e curadores do evento, Emanuel Mirdad, comentou sobre a escolha de Mãe Stella como homenageada. Nas três edições anteriores, a Flica não teve uma personalidade como destaque. "Geralmente, eventos literários fazem homenagem a autores que já morreram. Nessa estreia [de homenagear alguém] optamos pela ideia de homenagear uma pessoa que está viva para que seja de fato uma homenagem. Vamos ter uma mesa especial com Mãe Stella e ainda textos dela espalhados pela cidade", afirmou.
Sentada em uma cadeira de rodas, Mãe Stella esteve no lançamento do evento e falou sobre a alegria de participar da feira literária. "É uma coisa muito boa quando a gente se junta aos bons. Engrandece a cidade e o estado aumentar a fé e simpatia com a força do trabalho que vocês emanam", declarou.
O evento desta terça-feira marcou também o lançamento do site da Flica 2014 e da nova marca da feira literária. "Lançamos uma marca mais moderna e um site novo para dar cara nova ao evento", disse Marcus Ferreira, um dos curadores e organizadores da Flica.
Estrutura e programação
O evento será realizado no claustro do Conjunto do Carmo, no centro de Cachoeira, pela quarta vez. É nesse local que se concentram as mesas de debate, que começam na noite de 29 de outubro (quarta-feira) e se encerram na manhã do dia 2 de novembro (domingo). Serão realizadas, no total, 12 mesas com escritores nacionais e internacionais.
"Temos grandes nomes internacionais confirmados. Serão cinco atrações de fora do país, nomes quentes", disse Mirdad. Durante o lançamento do evento, a organização divulgou apenas o tema e convidados de duas mesas. No sábado, terá a mesa com a homenageada Mãe Stella de Oxóssi e o historiador Jaime Sodré, com o tema "Rastros de antigos laços". A outra mesa anunciada foi a "Nobreza dos versos", com Florisvaldo Matos e Roberval Pereyr. O dia da mesa não foi divulgado.
O evento terá uma programação musical com palco localizado na Praça da Aclamação, que fica ao lado do Conjunto do Carmo. As atrações, que ainda não foram divulgadas, se apresentarão no período da noite. Outros espaços cultutrais, com música, arte e poesia, também são abertos durante o evento nos arredores do Conjunto do Carmo.
A Fliquinha, programação voltada para crianças, que foi lançada no ano passado, ganha um novo espaço nesta 4ª edição; o Cine-Teatro de Cachoeira, que foi reinaugurado no dia 25 de junho, após cerca 20 anos desativado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário