MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prefeitos de municípios do AC pedem implantação de zona de livre comércio


Brasiléia e Assis Brasil são cidades fronteiriças com a Bolívia e o Peru.
Os gestores dizem que os setores hoteleiros e comércio são prejudicados.

Do G1 AC

Os prefeitos dos municípios de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB) e de Assis Brasil Humberto Filho (PSDB) reivindicaram, durante encontro com prefeitos, em Rio Branco, na quarta-feira (6), novas políticas públicas, em regiões fronteiriças do AC, para que sejam implantadas zonas de livre comércio em ambas as cidades. Representantes da Zona de Livre Comércio da Zona Franca Manaus (AM) estiveram no Acre para conversar com os gestores das regiões de fronteira com o objetivo de implantar essas áreas no estado do Acre.
De acordo com o prefeito de Brasiléia, a Lei Nº8.857 de 1994 autoriza a criação de áreas de livre comércio no município, mas o projeto não foi desenvolvido até hoje. "Nós estamos procurando resgatar essa lei para colocá-la em prática e então, todos os nossos comerciantes locais possam desenvolver aquela área economicamente. Até porque, essa lei foi criada para desenvolver a região economicamente", explica o gestor.
Outro ponto debatido foi o turismo de fronteira. O município de Assis Brasil faz fronteira com o Peru, e, segundo Humberto Filho, prefeito da cidade, o lugar não é contemplado com benefícios que aqueçam o setor.
"Não dá para fazer uma discussão nos municípios se não passar pelos prefeitos. Como é que vamos discutir Suframa na nossa região fronteiriça se não passar pelos prefeitos? Isso eu disse a eles [representantes da Zona Franca]. Disse que eles não poderiam se reunir no nosso município sem tratar conosco, porque somos nós quem sabemos os problemas do município. Somos nós com a população organizada, que vamos dizer o que estamos precisando e como estamos precisando, diz.
Para o gestor, um novo modelo de turismo deve ser repensado para desenvolver o município. "Vamos nos apresentar em Brasília (DF) e em Manaus (AM) e pedir uma entrada obrigatoriamente no município, já que a nossa cidade ficou fora da BR, diferentemente do país vizinho o Peru, onde tem Iñapari, cidade que passa pela BR onde o setor hoteleiro quadriplica em cima do nosso e, assim, sucessivamente", fala.
Colaboraram Evely Dias e Ayres Rocha, da TV Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário