MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Festival Gastronômico da Lagosta movimenta Maragogi e Japaratinga


Evento acontece de 9 a 17 de novembro e conta com 14 pratos especiais.
Público vai poder degustar receitas do festival com descontos de até 40%.

Waldson Costa Do G1 AL

Crepe Costa Dourada preparado com lagosta e salada é um dos pratos do cardápio do festival (Foto: Arquivo Armaja)Crepe Costa Dourada preparado com lagosta e salada é um dos pratos do cardápio do festival. (Foto: Arquivo Ahmaja)
O verão chega com sabor e aroma especiais no litoral norte de Alagoas. Além das praias com piscinas naturais formadas pelas barreiras de corais, quem optar pelos destinos turísticos da Costa dos Corais, Maragogi e Japaratinga de 9 a 17 de novembro terá a oportunidade de desfrutar das delícias do 4º Festival Gastronômico da Lagosta, com pratos especiais preparados por chefs da gastronomia regional e nacional.
No cardápio oferecido por bares e restaurantes localizados à beira mar, o crustáceo típico da região ganha variações em 14 formas de preparo diferentes. São pratos de lagosta grelhada, cozida e assada acompanhadas por massas, molhos ou saladas preparados com ingredientes da culinária regional, nacional e internacional. Durante o festival gastronômico, os pratos à base do crustáceo selecionados para o evento são comercializados com descontos de 20% a 40%.

A abertura do festival, que contará com atrações culturais e artísticas – exibição de folguedos, teatro e mostra de filmes – acontece na noite do sábado (9), na praça de eventos na orla de Maragogi, onde o cantor de forró pé de serra 'Santana, o cantador' se apresenta.

Segundo a secretária de Turismo de Maragogi, Mariana Gorenstein, a grande novidade da quarta edição do festival é a abertura de uma arena gastronômica na orla de Maragogi, onde o público poderá encontrar pratos típicos da região e produtos do artesanato local. “Nossa estimativa é que cerca de 3 mil turistas circulem pelas duas cidades durante o festival e apreciem além das praias, a gastronomia e o artesanato local. O evento vem se consolidando a cada ano, já fazendo parte do calendário do turismo da região”, expôs.
 
A relação com os restaurantes, chefs de cozinha e pratos participantes do evento, assim como a programação de atividades e o livro de receita estarão disponíveis no site do 4º Festival Gastronômico da Lagosta.
 (Foto: Arquivo Armaja) Lagosta das Galés é um dos pratos individuais servidos durante o festival gastronômico (Foto: Arquivo Ahmaja)
Destinos
Considerado o segundo destino turístico de Alagoas, Maragogi fica localizado a 130 km de duas capitais brasileiras: Maceió e Recife. Entre os principais atrativos do lugar estão as famosas piscinas naturais, batizadas como Galés de Maragogi, o conjunto de praias com águas cristalinas semi-desertas e os sequilhos artesanais, espécie de broa feita com goma.

Já Japaratinga, município vizinho a Maragogi, se destaca pelas praias de águas claras e cristalinas com piscinas naturais formadas em diversos pontos da costa. Com geografia acidentada, há ao longo do percurso à beira mar diversos mirantes de onde é possível observar as dezenas de barcos de pesca que pontuam o oceano. Ao longo da cidade, que em muitos pontos ainda resguarda características rústicas das vilas de pescadores, ainda é possível avistar o histórico farol de Porto de Pedras, no ponto onde o mar encontra o rio Manguaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário