MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de novembro de 2013

Prefeito diz que aeroporto de São Luís não fechará por causa de urubus


Edivaldo Holanda Junior afirmou que resolverá o problema em tempo hábil.
Ele garantiu providências à reportagem de O Estado neste sábado (9).

Do G1 MA com informações de O Estado

Edivaldo Holanda Júnior (Foto: Honório Moreira)Prefeito diz que serão feitas melhorias na coleta e
tratamento de resíduos sólidos do aterro
(Foto: Honório Moreira)
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) afirmou que resolverá em tempo hábil o problema da incidência de urubus (avifauna) na Área de Segurança Aeroportuária (ASA) do Aeroporto Marechal Hugo Cunha Machado, de São Luís. Em entrevista ao jornal O Estado neste sábado (9), o petecista garantiu que o terminal não precisará ser fechado para operações de pouso e decolagens, em virtude das intervenções que deverão ser feitas no Aterro Sanitário da Ribeira.
De acordo com Edivaldo Júnior, as ações são de melhorias na coleta e tratamento de resíduos sólidos e manutenção do aterro. "Essa questão já vem sendo tratada desde a gestão passada com responsabilidade e será resolvida dentro de um prazo hábil. Estamos atentos a tudo o que está ocorrendo, de forma que soluções concretas serão apresentadas", disse.
O prefeito disse também que o tema já foi discutido com o Ministério Público e com órgãos de controle ambiental, o que demonstra a preocupação com o controle da avifauna nas proximidades do aeroporto. "Fizemos inclusive a assinatura de um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] que resultará na ida do aterro para um municípios vizinho [Rosário] e tudo isso será sanado a tempo de acordo com o prevê o Plano Nacional de Resíduos Sólidos", explicou.
Na quarta-feira (6), o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Silveira, informou à imprensa que até o mês de julho de 2014 uma nova Central de Tratamento de Resíduos (CRT) será implantada pela Prefeitura de São Luís. O secretário, no entanto, não informou onde estão sendo realizadas as obras do novo empreendimento, que, segundo a Prefeitura, está com os serviços 90% já concluídos.
Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico
da Anac apontam um total de 58 ocorrências de risco aviário em aeroportos do Maranhão, somente em 2013.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encaminhou ofício à bancada maranhense no Congresso Nacional, Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Prefeitura de São Luís e Câmara Municipal, informando da possibilidade real de fechamento do aeroporto de São Luís por causa da incidência de urubus nas proximidades do terminal.
No documento a Anac responsabiliza a Prefeitura de São Luís, por causa da manutenção precária do Aterro da Ribeira, o que proporciona a aglomeração de aves no local. A agência também informou que cabe tão somente fechar o aeroporto caso o Executivo Municipal não solucione o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário