MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de novembro de 2013

No AM, fieis visitam túmulo de jovem considerada 'santa dos estudantes'


Túmulo de Etelvina d'Alencar é enfeitado com flores e folhetos de santos.
Jovem foi encontrada morta no ano de 1901, quando tinha 17 anos.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Fiéis pedem intercessão de "Santa" Etelvina (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Fiéis pedem intercessão de Etelvina (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Em Manaus, milhares de pessoas visitaram parentes falecidos nos cemitérios da capital neste sábado (2), Dia de Finados. Alguns, no entanto, frequentaram também túmulos para pedir intercessão. É o que ocorre com o jazigo de "Santa" Etelvina, um dos mais visitados do Cemitério São João Batista. A jovem foi estuprada e assassinada, em 1901, na então Colônia Campos Sales, Zona Oeste da cidade. Os fieis acreditam que ela ajuda os estudantes. Na capital, estudiosos afirmam que a jovem é considerada uma santa popular.

O túmulo de Etelvina d'Alencar, nascida em 1884, é enfeitado com coloridas flores. Fiéis também afixam folhetos de santos na estrutura do jazigo. A jovem nasceu em Boa Vista do Icó, no Ceará, e foi encontrada morta no dia 17 de março. No túmulo, uma mensagem não deixa os fieis esquecerem os momentos de crueldade que fizeram parte da vida da "santa". "A mão perversa arrancou-lhe a vida e a piedade do povo do Amazonas ergueu-lhe o monumento", diz a inscrição.
Rosa acredita no poder de "Santa" Etelvina (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Rosa acredita no poder de "Santa"
Etelvina (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
A autônoma Rosa dos Anjos, de 52 anos, disse que vem prestar homenagem à "Santa" Etelvina há mais de cinco anos. Este ano ela pediu para ser aprovada na escola. "Faço supletivo e tenho orgulho de estudar, mas nada é fácil e venho pedir uma ajudinha dessa santa que tanto sofreu", afirmou. Rosa disse ainda que se emociona toda vez que chega perto do jazigo. "Sinto uma emoção muito grande; ela é a santa dos estudantes", acrescentou Rosa.

O pedido de intercessão da comerciante Lourdes Souza, de 60 anos, é pelos netos. Ela visita o túmulo de Etelvina há mais de dez anos. "Desde estudante, eu venho aqui. Lembro da época em que minha mãe pedia para eu passar de ano e sempre deu tudo certo", disse. Na manhã deste sábado, a senhora deixou flores e acendeu velas no local. Os material se juntaram aos demais, deixados pelas pessoas que se aglomeravam em frente ao jazigo.

Já a estudante Ana Paula Oliveira, de 35 anos, fez um pedido duplo: rezou para ela e a filha passarem no vestibular. Ana vai tentar Biomedicina e a filha, Jornalismo. A confiança por "Santa" Etelvina ela também aprendeu na infância, mas fez questão de enfatizar que também tem motivos para agradecer. "Venho pedir pelas aprovações, mas quero mais agradecer por tudo", disse.
  •  
Detalhe do jazigo de Santa Etelvina (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Detalhe do jazigo de Santa Etelvina (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
'Santa' Etelvina
Etelvina d'Alencar não foi declarada santa pelo Vaticano. No entanto, para a Igreja Católica, ela é considerada uma santa popular. "Há dois tipos de santos: o que a igreja declara e passa pelo processo de beatificação e canonização; e aquele que é declarado santo pela voz do povo", explicou o padre Paulo Pinto, estudioso e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, situada na Zona Centro-Sul de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário